Início Editorial A retomada de pautas universais e humanitárias

A retomada de pautas universais e humanitárias

O ano de 2020 está próximo de sua conclusão, e na retrospectiva que podemos fazer deste ano, certamente uma das notícias mais importantes foi a eleição de Joe Biden. O político do Partido Democrata venceu a contenda contra Donald Trump e foi escolhido para presidir os Estados Unidos pelos próximos quatro anos. Biden assume a presidência em 20 de janeiro de 2021 e deu mostras claras de que exercerá políticas muito diferentes em comparação ao antecessor.

Afinal, Biden é de esquerda, centro ou direita? Não é uma definição simples, mas, diante da postura do atual presidente como um homem bastante à direita, dá pra dizer que Biden se situa um tanto à esquerda na comparação com Trump. Mas, saindo um pouco do aspecto comparativo com o atual presidente, Biden seria um político que transita entre a centro-esquerda e a centro-direita. Algo que o coloca em uma perspectiva mais democrática na comparação com Trump (vejam só, não demorou muito para voltarmos a comparar Biden e Trump).

O que fica bem claro é que Biden retomará pautas universais e humanitárias. Se o foco de Trump estava voltado ao crescimento econômico sem medir adequadamente os aspectos universal e humanitário, Biden fala em saúde, programas sociais e meio ambiente. Claro que, por outro lado, os Estados Unidos continuarão com sua postura capitalista em relação à grande parte de sua economia. Mas, diante da crise do mercado provocada pela pandemia, Biden colocará o Estado como participante ativo da recuperação econômica dos Estados Unidos.

Acima de tudo, aqui no Brasil, precisamos estar atentos às pautas universais e humanitárias, que precisam receber uma atenção maior do governo federal. Essas pautas deveriam estar mais presentes no discurso e na prática do nosso governo. Por exemplo, as ameaças que o SUS tem sofrido ao longo dos últimos anos, são um demonstrativo de que o governo brasileiro deveria mostrar uma postura mais correta em relação a pautas que interessam à maioria dos brasileiros.