Início Educação Acampamento Literário movimenta estudantes da Ernesto Alves

Acampamento Literário movimenta estudantes da Ernesto Alves

Barracas temáticas trouxeram para os demais estudantes o que contém no interior das publicações

Ana Souza
[email protected]

O último ano de estudos antes de ingressar no ensino superior é sempre motivo de apreensão para os alunos. Muitas dúvidas surgem e a leitura é essencial neste momento, pois abre portas para intensificar ainda mais os conhecimentos. Foi nesse contexto que a Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Alves de Oliveira, de Santa Cruz do Sul, desenvolveu o 1º Acampamento Literário dos Terceiros Anos, com o projeto Doses Literárias sob organização dos professores Murilo Konzen e Cleber Meotti. Cerca de 180 estudantes das seis turmas do diurno estiveram integrados à iniciativa.

Livros, como os de romance, foram traduzidos na barraca do Amor


O projeto surgiu a partir de uma live do curso Aprende Mais, promovido pela Secretaria Estadual de Educação e proporcionado aos professores de Língua Portuguesa. “A partir da live surgiram várias ideias que vieram ao encontro do que eu estava trabalhando em sala de aula. Através do projeto, disponibilizei um horário semanal de leitura nas aulas, para que os estudantes pudessem ler qualquer gênero literário de seu interesse. Após, dividi a turma em grupos e sugeri que cada grupo organizasse uma barraca com temáticas diferentes, todas referente a livros já lidos pelos estudantes. O projeto se destaca, pois traz à tona o quanto ler é importante. Ele também proporciona um repertório que poderá ser utilizado na relação do Exame Nacional do Ensino Médio”, explicou Murilo.

Professor Murilo: “Um incentivo ao hábito da leitura”


A temática foi desenvolvida durante a manhã e a tarde de terça-feira, 14, no pátio da escola. Cada grupo organizou uma barraca com diferentes gêneros literários, entre eles terror, comédia, ficção, infantil, suspense e infantojuvenil. Os estudantes dos terceiros anos, durante o acampamento, incentivaram os demais alunos da escola a lerem os livros que foram apresentados nas barracas.


“Que estes alunos possam trazer para os demais estudantes da escola o quanto é importante, divertido e emocionante o hábito da leitura”, destacou a diretora do educandário, Janaína Venzon. “Na leitura temos a oportunidade de imaginar o desenvolvimento da história. São momentos especiais e nossa instituição vivencia muito este mundo da leitura. Através deste projeto provocou-se o interesse pelos livros. As barracas trouxeram, cada uma, um pouco das obras em diversos contextos. Assim os alunos visualizam e buscam saber mais sobre o que realmente contém as publicações. Foi a primeira edição e um grande sucesso.”

Aluna Rafaella: “Uma dinâmica que ficará para sempre na memória”


“Foi incrível ter participado desse projeto feito pelo professor Murilo Konzen. Foi uma dinâmica muito legal que tenho certeza que ficará para sempre em minha memória”, frisou a aluna Rafaella Jantsch Silva. “O desenvolvimento do meu grupo foi muito bom, nossa barraca era sobre literatura infantil. Cada um trouxe um pouco da sua infância e levou para a barraca, foi muito boa a sensação de voltar no tempo. Vendo todas as barracas, pude perceber o quão importante é a leitura na nossa vida, para estimular a criatividade e aprendizagem. Aprendi muitas coisas e me estimulou a querer ler muitos livros que eu vi no acampamento literário.”