Início Geral ACI: foco no associado e atuação junto à comunidade

ACI: foco no associado e atuação junto à comunidade

Everson Boeck
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Com 96 anos de atuação no meio empresarial, completados em 2 de janeiro, a Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul tem na aproximação com seus associados e no fortalecimento do seu papel representativo junto à comunidade suas principais metas para 2014. A nova gestão que está à frente da entidade desde julho do ano passado, presidida pela empresária Tânia Traesel, deu início a uma série de ações para estreitar o relacionamento com os associados, dentre as quais se destacam o programa de visitas às empresas e o evento Café Empresarial.

Aproximação com o associado

Em 2013, a equipe interna da ACI realizou 202 visitas a empresas associadas. Em cada encontro foi apresentado o portfólio de produtos e serviços da entidade, checada a eficácia dos canais de comunicação no repasse das informações e, principalmente, colhidas demandas e sugestões para implementação de melhorias na atuação da ACI. “Esse trabalho já trouxe muitos benefícios à entidade, como propostas de temas para novos treinamentos e o aperfeiçoamento do nosso processo de atendimento”, avalia a presidente da ACI.  A intenção, segundo ela, é que sejam mantidas as visitas até que os cerca de 400 associados sejam visitados.
Criar um momento para integração, troca de conhecimentos e oportunidades de novos contatos entre as empresas associadas à ACI são objetivos do Café Empresarial.  Idealizado para as comemorações dos 95 anos da entidade, o evento superou as expectativas e será mantido na programação de eventos em 2014, com edições mensais, a partir março. Os 9 encontros realizados totalizaram mais de 320 participantes, todos com avaliações muito positivas com relação aos temas abordados. “Foi uma grata surpresa constatar a grande receptividade que o projeto teve. Prova de que os associados querem estes momentos de aproximação com sua entidade”, ressalta a presidente.

Qualificação da gestão

A ACI também está participando dos encontros do projeto Pertencer, da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul).  Destinado às entidades filiadas, o programa busca capacitar as ACIs com práticas eficazes de gestão, visando oferecer soluções para suprir as áreas de maior carência de cada instituição. A troca de experiências entre as entidades é um dos pontos fortes deste projeto. Nesse sentido, a ACI serviu de modelo pela atuação de sua Comissão de RH.
Mensalmente o grupo organiza reuniões para debater temas de interesse dos profissionais da área e das empresas, com a participação de grande público. A iniciativa foi apresentada como um “case” de sucesso da entidade em uma das edições do Pertencer e também terá continuidade este ano.

Representatividade

No campo da representatividade a ACI mantém sua tradição histórica de envolvimento com as questões ligadas ao desenvolvimento local e regional por meio da participação ativa em mais de 20 conselhos e comissões, como o recém-criado Conselho Comunitário das Regiões das Rodovias Pedagiadas – Corepe, referente ao trecho 08 – (RSC-287 e RSC-287). Uma nova representação que, segundo determinação do Governo do Estado, terá poderes para propor obras e ações para essas rodovias.  Para Tânia Traesel, essas representações são muito importantes, pois permitem que a entidade participe das discussões sobre os principais temas de interesse da comunidade e das empresas nas mais diferentes áreas.
A reativação do Banco de Alimentos de Santa Cruz do Sul, outra ação que teve o envolvimento da ACI, terá continuidade em 2014. A entidade encabeçou a mobilização inicial e agora participa das reuniões do grupo que está à frente do projeto.  “O envolvimento das empresas e das pessoas nessa causa é fundamental, sejam como mantenedoras, contribuindo com recursos, ou como doadoras, de alimentos ou de serviços, inclusive a atuação como voluntários”, reforça a presidente.

Produtos focados nos associados

A ACI tem buscado conciliar os interesses dos seus associados com a sustentabilidade de sua estrutura. Uma equação nem sempre fácil de realizar. A diversificação do portfólio de produtos e serviços da entidade por meio de parcerias foi estratégica nesse processo.
Hoje a ACI é Polo de Ensino para o Vale do Rio Pardo dos cursos de especialização (MBAs) a distância da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queirós (Esalq), da consagrada Universidade de São Paulo (USP). São ofertados cursos nas áreas do Agronegócio, com uma turma em andamento, e Gestão Empresarial. Também firmou parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional RS (ABRH/RS) para ser agente de integração da ABRHestágios na região,  atuando na captação e contratação de estagiários.
Oferece ainda o encaminhamento de documentos para inscrição de profissionais junto ao Conselho Regional dos Representantes Comerciais do RS (Core/RS), e a possibilidade de convênio para consultas de proteção ao crédito, por meio do Crédito Certo da Federasul.
Na área de exportação, mantém parceria com a Federação das Indústrias do RS (Fiergs) e a Federasul para emissão de certificados às empresas, e oferece uma diversificada programação mensal de cursos, palestras e eventos através de sua área de Desenvolvimento Empresarial.
O acesso a linhas de crédito e financiamentos com taxas menores e condições facilitadas é outro benefício oferecido aos associados por meio de um convênio com o Banco do Brasil. Descontos também são oferecidos pela Rede de Postos Shopping Car, na aquisição de combustíveis e outros serviços, e pela empresa Compumax, na compra de computadores e materiais de informática, para as empresas associadas e seus funcionários.

Estrutura

O prédio da entidade, localizado na rua Venâncio Aires, 633, na área central da cidade, dispõe de espaços para realização de reuniões e eventos que podem ser locados por turnos, junto com equipamentos de apoio. No local, também está instalado o Escritório Regional da Junta Comercial do RS (Jucergs) em Santa Cruz do Sul (sala 08).  A manutenção da Unidade é o resultado de uma parceria entre a ACI, Governo do Estado do RS e Prefeitura Municipal com o objetivo dedisponibilizar os serviços nesta área às empresas da região. Para os associados da ACI os valores das taxas são menores.
Um informativo mensal, distribuído gratuitamente (Jornal Empresarial), uma newsletter semanal (Informativo Online) e o site (www.aci-scs.org.br) são os principais meios utilizados pela ACI para se comunicar com seus associados, além dos releases divulgados na imprensa regional. Desenvolvidos pela área de Comunicação da entidade, esses veículos também oferecem oportunidades de visibilidade aos associados por meio de publicidade e matérias.
Ampliar ainda mais esse leque de serviços é um dos desafios da nova gestão, esclarece Tânia Traesel. “Junto com a diretoria e a equipe de profissionais da entidade estamos unindo esforços para oferecer aos nossos associados uma estrutura de atendimento ainda mais ágil e serviços que atendam suas necessidades”, destaca.

Fotos Rodrigo Assmann

Sucesso de público em 2013, Café Empresarial volta em março


Área de cursos é um dos pontos fortes da entidade