Início Educação ACI traz cursos a distância da Esalq/USP para a região

ACI traz cursos a distância da Esalq/USP para a região

A Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul agora é um polo de ensino credenciado dos cursos de especialização a distância da maior faculdade de engenharia agronômica e economia agrícola do país, a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP).  O termo de compromisso entre as duas instituições foi assinado no início de julho e já a partir de agosto a ACI oferece o MBA em Agronegócio.
Os cursos de especialização Esalq/USP são gerenciados pelo Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege).  As aulas são ministradas por professores doutores associados e titulares desta Universidade e de outras unidades da USP, além de profissionais de renomada experiência no setor privado. O certificado de conclusão é emitido pela USP.
Um dos grandes diferenciais deste sistema de ensino, além da qualidade do corpo docente, é a didática aplicada no programa. Esse inclusive foi um dos fatores decisivos que motivaram a ACI a se tornar um polo da Eslaq/USP. As aulas são transmitidas ao vivo, via satélite (TV), diretamente de Piracicaba, onde está localizado o campus da Esalq, para polos de ensino credenciados.  O aluno desloca-se até o local uma vez por semana para assistir às aulas com duração de 3 horas. A interação com o professor é feita pela Internet, em tempo real. “Isso permite que ele se integre aos outros alunos, o que enriquece muito o programa ao possibilitar a troca de experiências e informações relevantes entre os profissionais e também com o professor”, observa o presidente da ACI, Sérgio Bremm.
Empresário e com formação em Agronomia, ele acredita que pela forte presença do agronegócio na economia regional a vinda desses cursos traz excelentes oportunidades de qualificação e aperfeiçoamento profissional.
Segundo os termos da proposta, a ACI cederá o espaço para a realização das aulas. Uma sala está sendo equipada no prédio da entidade (Rua Venâncio Aires, 641, segundo piso) com todos os recursos tecnológicos necessários.

Agronegócio
Com início previsto para 29 de agosto próximo, o MBA em Agronegócio é primeiro curso da programação que acontece no município. O programa tem duração de 24 meses e é destinado a profissionais relacionados ao Agronegócio que desejam obter ou aprofundar seus conhecimentos nesta área. É necessário curso superior completo e conhecimento básico do idioma Inglês e de Informática.
Entre as principais disciplinas estão Análise de Risco em Projetos, Análise Sistêmica dos Agronegócios (SAGs), Agricultura Familiar; Comércio Internacional; Cooperativismo e Associações Cooperativistas, Contabilidade e Indicadores de Rentabilidade, Custos de Produção e Elaboração e Análise de Projetos; Derivativos Agropecuários e Financeiros, Gestão de Pessoas, Gestão empresarial, entre outros.
As aulas acontecem uma vez por semana, sempre às quartas-feiras, das 19h30 às 22h30, na ACI. Inscrições podem ser feitas diretamente no site www.pecege.esalq.usp.br  até 15 de agosto.  O próximo curso da programação é o MBA em Agroenergia, previsto para setembro.
Mais informações na ACI com Carini pelo fone (51) 3713-1400 ou pelo e-mail [email protected]