Início Especiais Aliança Santa Cruz: um clube com 126 anos de tradição

Aliança Santa Cruz: um clube com 126 anos de tradição

Fotos: Divulgação/RJ
Área das piscinas para o descanso dos frequentadores do clube

Ana Souza
[email protected]

Um clube tradicional de Santa Cruz do Sul completará 126 anos de trajetória na próxima terça-feira, 26. A Aliança Santa Cruz foi fundada em 1896 pela Igreja Católica. Os padres alegavam que precisavam dessa sociedade de famílias católicas para que sua fé não fosse abalada por outras crenças. Os colonos vinham de Linha Santa Cruz, Vila Teresa (Vera Cruz), Linha João Alves e outras localidades para as missas dominicais. Deslocavam-se em carroças, cavalos e charretes. Traziam produtos de sua colheita. Vendiam ou trocavam suas mercadorias no imenso pátio da igreja. Havia uma pequena sede ali construída. Depois da missa, confraternizavam com colegas que vinham de outras vilas.

Aliança Cathólica Santa Cruz foi fundada em 26 de abril de 1896

Em julho de 1898, o padre Francisco Schleipen chegou a Santa Cruz para orientar a construção do edifício que a sociedade dos homens católicos estava construindo. Em janeiro do ano seguinte, o bispo de Porto Alegre, Dom Claudio José Gonçalves Pôncio de Leão, veio abençoar a pedra fundamental da sede. Houve festa no local. Finalmente pronta, a maciça edificação ficou com dois pisos, 66 pés de frente, 75 pés de fundo e 43 pés de altura, tendo um salão enorme, que podia abrigar até 2 mil pessoas. Todas as grandes concentrações de pessoas aconteciam na Aliança: congressos, assembleias, encontros, teatro, concertos musicais, apresentação de corais. Os primeiros filmes de cinema mudo foram exibidos no local.

Dança e yoga são disponibilizados na sede central do clube


Até a década de 1960, a Igreja Católica tinha enorme influência nos destinos da sociedade. O presidente de honra era padre, geralmente o sacerdote cura da Catedral. Presidia as reuniões ou assembleias. Até os bailes, saraus dançantes e boates tinham horário de término orientado pela comunidade. Não poderiam coincidir com o horário das missas. Nos bailes de antigamente, o presidente de honra tinha seu lugar reservado no camarote. Controlava os casais católicos dançando. Não podiam ultrapassar os limites do respeito. Os religiosos eram rígidos com seu rebanho.


Em 1964, a Aliança Cathólica rompeu seus vínculos religiosos. A partir daquele ano passou a ostentar seu nome atual. A sociedade havia mudado seus costumes. A religião não separava mais as pessoas. Hoje, a Aliança tem como missão contribuir para a qualidade de vida das pessoas, oferecendo atividades de lazer e entretenimento para toda a família em suas duas sedes: social, no Centro, e campestre, no bairro que leva o nome do clube.

Dedicação na diretoria

Desde 1º de março de 1973, João Carlos Pritsch faz parte da Sociedade Aliança Santa Cruz, da qual é o atual presidente. “Atuei no cargo de secretário na gestão de Guido Afonso Schuh em 1990. Minha esposa, Elizabeth Lopes, também fazia parte da diretoria. Gratidão pelo envolvimento da diretoria e associados, que encontram no clube a parte esportiva e social. São 126 anos de história. A inauguração da estrutura de piscinas na sede campestre, o centenário do clube, reformas nas sedes central e campestre e um sonho antigo que foi a pavimentação interna no clube são momentos que marcaram a minha trajetória. Destaco também a estrutura no Centro, com academia bem estruturada, aulas de dança, pilates e yoga. Queremos, futuramente, reformar antigas salas na sede central. Na sede campestre, a riqueza da natureza e espaços que os associados podem usufruir juntamente com suas famílias são os atrativos do nosso clube”, exalta o dirigente.


Para celebrar os 126 anos, no próximo sábado, 30, haverá uma festa na cabana da sede campestre no estilo dos anos 1980. Com início às 22 horas, haverá telão e repertório especial da época sob sonorização da Kosmos. Sócios terão entrada livre e não sócios pagam R$ 30,00 antecipado e R$ 40,00 na hora. Outras informações pelo telefone (51) 3713-2044, WhatsApp (51) 99794-7573 ou e-mail [email protected]

Ampla estrutura com diversos benefícios aos associados

Reino Infantil: diversão para os pequenos

O clube oferece uma série de serviços, aliando o lazer, saúde e bem-estar para os associados. A sede campestre, na Rua Barão do Arroio Grande, 2.383, conta com piscinas, salões de festas, áreas de lazer para crianças, jovens e adultos, quadras esportivas e eventos sociais. Na sede central, localizada na rua Marechal Floriano, 880, há a secretaria, academia e aulas de ritmos, yoga e pilates.


A sede campestre conta com três piscinas, para adultos e crianças, toboágua e infraestrutura pronta para o lazer de toda a família. Aulas de natação e hidroginástica são oferecidas durante a temporada. Para a prática de esportes, o clube tem três campos de futebol 7 iluminados, sendo dois sintéticos e um de grama, duas quadras de tênis também com iluminação, duas de vôlei (grama e areia), uma poliesportiva e uma cancha de bocha.

Estrutura no centro conta com academia para a prática de exercícios

Dispõe de salões apropriados para diversos tipos de eventos, com infraestrutura adequada e funcional. Autoriza reservas dos espaços para sócios titulares e seus dependentes sem custos de locação, onde podem realizar festas de aniversário, casamentos, formaturas, batizados, entre outras. Aceita reservas para não sócios – informações na secretaria.


Ainda na sede campestre há mesas e churrasqueiras em meio a uma exuberante mata nativa. Nesse espaço, encontram-se espalhadas em torno de 50 churrasqueiras. Pensando nas crianças, a Aliança revitalizou seu Reino Infantil, onde os pais podem se divertir com seus filhos. Entre os atrativos conta com casa na árvore, tirolesa, ponte pênsil, inflável gigante, pula-pula, piscina de bolinhas, casinhas mobiliadas, balanços e um multiplay house.

Mais atrativos

Para momentos com a família amplo espaço com cerca de 50 churrasqueiras

Cabana – Capacidade para 150 pessoas. Dispõe de churrasqueira, freezer, geladeira, fogão, mesas, cadeiras e utensílios.


Reino da gastronomia – Capacidade para 50 pessoas, com churrasqueira, freezer, geladeira, fogão de chapa, fogareiro, mesas, cadeiras e utensílios.


Recanto do futebol – Capacidade para 30 pessoas. Dispõe de churrasqueira, geladeira duplex, fogareiro, mesas, cadeiras e utensílios.


Recanto da família – Espaço para 20 pessoas ao ar livre, com churrasqueira coberta, mesa e bancos.