Início Especiais Apesc: fomentando desenvolvimento

Apesc: fomentando desenvolvimento

No início da década de 60, a comunidade santa-cruzense se mobilizou e uniu esforços para implantar o ensino superior na região. Assim, em março de 1962, era fundada a Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), instituição sem fins lucrativos, integrada por entidades representativas da comunidade: sociedades escolares e religiosas, associações empresariais e profissionais, sindicatos, empresas de comunicação, clubes de serviço.
O vice-presidente da Apesc, Jacob Braun, relembra que sem patrimônio, dependendo inteiramente de contribuições dos poderes públicos e da comunidade, e do trabalho voluntário de seus membros, a Associação foi abrindo seus caminhos e, em 1964, implantava a sua primeira faculdade, a de Ciências Contábeis.
Em 1972 a Apesc já comemorava algumas conquistas, como a oferta de sete cursos superiores que atraiam estudantes de vários municípios vizinhos. Nessa época foi adquirida da família Meinhardt a área do atual campus da Universidade. Até então, os cursos eram oferecidos em diversos locais, como o Colégio Marista São Luís, o Colégio Sagrado Coração de Jesus, o Colégio Mauá e o Colégio Ernesto Alves. Em 1973 todos os cursos passam para o Parque da Fenaf, lá permanecendo até 1976. Enquanto as faculdades estavam no parque da Fenaf, a Apesc, com o auxílio do Município, construiu um prédio na rua Cel. Oscar Jost, para onde as faculdades foram transferidas em 1977. Em 1981 as Faculdades de Ciências Contábeis e Administrativas, de Direito, de Filosofia, Ciências e Letras e a Escola Superior de Educação Física passaram a constituir uma só instituição, a Fisc – Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul. Essa unificação fortaleceria as ações para a futura implantação de uma universidade. Concomitantemente, avançavam as obras do novo campus para onde, gradativamente, os cursos seriam transferidos.
Em 1984 estavam concluídos os atuais blocos de 1 a 4, bem como o atual bloco 26 do novo campus, destinado na época a salas administrativas, secretaria e biblioteca. Nesse mesmo ano, a Apesc inaugurava a sua segunda mantida, a Escola Educar-se, que iniciou suas atividades no prédio da rua Cel Oscar Jost no mês de março de 1984.
Conforme Braun, que está na vice-presidência desde março de 1991, ao completar 25 anos, em março de 1987, a Apesc contava com mais de quatro mil alunos em seus nove cursos de graduação regulares e de férias, distribuídos em dois campus, o da rua Cel Oscar Jost e o atual campus sede da Unisc. “Durante todos esses anos, a Apesc trabalhava com o objetivo de alcançar a sua maior meta, que era a instalação da Universidade”, recorda.
Em fevereiro de 1991, a grande meta da Apesc e da Fisc começou a se concretizar, quando a Carta-Consulta recebeu parecer favorável do Conselho Federal de Educação. Nesse mesmo ano, o diretor-geral da Fisc assumiu também a presidência da Apesc. Finalmente, em junho de 1993, a Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc foi reconhecida e instalada. Além da atuação na educação superior e na educação básica, a Apesc passou, a partir de 1999, a oferecer cursos técnicos e pós-técnicos, com a criação do atual Centro de Educação Profissional da Unisc – Cepru. A diversificação das atividades prosseguiu e, em 2003, houve mais um avanço significativo com a aquisição do Hospital Santa Cruz, a maior e mais antiga casa de saúde do município e da região. A aquisição do HSC possibilitou a ampliação de toda a área da saúde da Unisc e a implantação do Curso de Medicina, em 2006.

APESC E A SOCIEDADE

Jacob Braun, que assumiu a presidência em substituição ao professor Luiz Augusto Costa a Campis no período de 1º de abril a 1º de outubro de 2006, destaca que o engajamento da Apesc com a sociedade se concretiza por meio das ações desenvolvidas pelas suas quatro instituições mantidas: a Unisc, a Escola Educar-se, o Cepru e o Hospital Santa Cruz, buscando sempre direcionar seus esforços para o desenvolvimento da região do Vale do Rio Pardo e das demais áreas onde atua. “A Apesc, sempre atenta ao seu compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população, orgulha-se de ser uma entidade comunitária de referência nacional, título a que faz jus pelo trabalho sério que vem realizando ao longo de cinco décadas, com qualidade, compromisso social e humanismo, na busca da justiça e da dignidade humana”, observa.

Unisc – 20 anos

Para o vice-presidente da Apesc, assim como ver a Associação chegar aos 50 anos, também é motivo de grande orgulho ver a Unisc completar duas décadas. “Para todos que trabalharam e trabalham por ela, e também é motivo de orgulho para a comunidade santa-cruzense e gaúcha”. Jacob frisa que a instituição enfrentou muitas dificuldades, mas manteve um crescimento contínuo, superando as expectativas do momento de sua criação e comemora, agora, a certeza de ter buscado sempre a ampliação e a qualificação dos serviços que vem sendo prestados. 

 Arquivo/RJ

Jacob Braun: “Unisc manteve um crescimento contínuo”