Início Especiais Apopesc: Representando os vovôs e vovós

Apopesc: Representando os vovôs e vovós

Guenter Reitzer: avós devem aproveitar ao máximo os seus netos – Grasiel Grasel

Neste domingo, 26 de julho, é comemorado o Dia dos Avós, figuras importantes na constituição da família brasileira. Como a maioria dos vovôs e vovós já faz parte da terceira idade, é comum que muitos estejam aposentados. Para oferecer uma rede de apoio e representação para estas pessoas, há 38 anos a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Santa Cruz do Sul (Apopesc) é referência no oferecimento de serviços especiais para este público.

Segundo o presidente da Apopesc, Guenter Reitzer, que também é avô de três crianças, a data é muito importante para a entidade, pois cerca de 80% dos associados são avós. “Nada mais justo do que homenagear os avós neste dia. Quem é vô sabe como é ser pai duas vezes com açúcar, porque você geralmente não precisa cuidar de noite e só aproveita”, comenta, bem humorado.

Guenter destaca o quão importante para os avós é aproveitar os netos, que são uma semente da família deixada a cada geração. Segundo ele, como o tempo passa rápido demais, é necessário dar o máximo de atenção para as crianças, que em pouco tempo vão crescer para se tornarem jovens adultos.

Para os avós aposentados, existe todo um cuidado neste período de pandemia para garantir o máximo de segurança dos associados da Apopesc, que são em sua maioria membros do grupo de risco da Covid-19. Os atendimentos realizados na sede da entidade seguem um rigoroso método de prevenção, como estabelecido nos decretos municipais, estaduais e federais.

Dentre os serviços oferecidos pela entidade estão os de suporte com declaração de Imposto de Renda, encaminhamento de pedidos administrativos e judiciais de aposentadoria, carteira com desconto para transporte público e vários atendimentos de saúde, como odontológico, médico de diversas especialidades, fisioterápico, acupuntura e massoterapia.

As estruturas da Apopesc também comportam áreas especiais para a prática de atividades físicas, como aulas de pilates e alongamentos, bem como espaços de recreação, que serão reativados quando a quarentena findar. “No fim do ano, se a situação permitir, também pretendemos retomar nossas viagens, como nossas excursões às águas termais”, conta Reitzer.

Além disso, o dia 24 de julho de 1982, foi uma data muito importante para os aposentados e pensionistas de Santa Cruz do Sul. Nesse dia um grupo de santa-cruzenses, sob coordenação do fundador Dorval Knak, então presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fumo e Alimentação (Stifa) se reuniu e surgiu a ideia de fundar uma entidade com o propósito de defender os interesses de duas classes que lutam para conquistar seus direitos. A partir daí, foi discutido e elaborado um projeto estatutário e definida a data da primeira assembléia, no dia 1º de outubro de 1982, data da fundação da Apopesc. 

A entidade é filiada desde sua fundação à Federação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas do Rio Grande do Sul (Fetapergs), localizada em Porto Alegre e à Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas (Cobap), em Brasília. Além de desenvolver atividades e ações em defesa de necessidades e direitos, o objetivo da Apopesc também é promover o congraçamento com vista à melhoria da qualidade de vida de aposentados e pensionistas.

Uma entidade que presta muitos serviços aos seus associados, a Apopesc ressalta, sobretudo, o elevado respeito e consideração com que trata a categoria dos aposentados. Para se associar, basta entrar em contato com a entidade pelo fone (51) 3717-2736 e falar com a Luana.

Atualmente mais de 1.550 pessoas estão associadas à Apopesc, que segue trabalhando para garantir uma melhor qualidade de vida para todos os aposentados e pensionistas ligados à entidade.