Início Cultura Arte | Santa Cruz abre oficialmente as comemorações pelos 175 anos da...

Arte | Santa Cruz abre oficialmente as comemorações pelos 175 anos da imigração alemã

Dinho Barbosa

O Monumento do Imigrante será o palco da largada oficial das comemorações pelo bicentenário da imigração alemã no Rio Grande do Sul e dos 175 anos da imigração alemã em Santa Cruz do Sul. Neste sábado, às 10 horas, acontece no local a cerimônia de abertura das festividades, com descerramento de placas, discursos, homenagens e, na sequência, apresentações artísticas com músicos e grupos folclóricos na Praça da Cultura.

O ato também será alusivo aos 55 anos de inauguração do monumento, homenagem prestada pela comunidade aos primeiros imigrantes e que é hoje é um dos principais pontos turísticos da cidade. Na ocasião o público terá a oportunidade de conhecer um pouco da história e algumas curiosidades do painel em mosaico, que mede 11 metros de largura por três de altura e é composto por centenas de cacos de ladrilhos, trabalhados com torquês e esmeril.
Para o secretário municipal de Cultura, Marcelo Corá, o evento será marcante e revestido de grande significado para a comunidade. “O Monumento do Imigrante é um símbolo, uma mostra do quanto Santa Cruz do Sul valoriza sua história, reverencia o passado e olha para o futuro, por isso vamos iniciar neste local as comemorações. Esperamos que a comunidade participe, que venha celebrar conosco essas datas tão significativas”, disse.

Além da prefeita Helena Hermany, de autoridades municipais e da comissão organizadora dos festejos no município, são esperadas lideranças e representantes de entidades ligadas ao folclore e à cultura local e regional. Também participará da cerimônia o presidente da Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã no RS, subsecretário da Justiça e Integridade Institucional da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado, Rafael Gessinger.