Início Sem categoria Artesã confecciona peças decorativas para o Natal

Artesã confecciona peças decorativas para o Natal

Janine Lenz Kniphoff da Cruz começou o trabalho manual como hobby e sempre colocou amor e carinho na produção das peças. Hoje, o trabalho é fonte de renda

Luciana Mandler
[email protected]

Um dos momentos mais especiais do clima natalino, além de celebrar com as pessoas que amamos, é montar a árvore de Natal e decorar a casa. Conforme a tradição cristã, a árvore deve ser montada no primeiro domingo de Advento, neste ano celebrado em 28 de novembro, quatro semanas antes do Natal. E você, já preparou a casa para esperar o Bom Velhinho?

Esse momento, além de proporcionar um ambiente mais bonito e acolhedor com o espírito da data, tem uma variedade de opções para quem gosta de enfeitar a casa nesta época do ano. Com artesanato, por exemplo, é possível fazer lindas peças decorativas.

São infinitas possibilidades que podem ser confeccionadas através do dom e da arte de fazer manualmente cada peça natalina. Com muito amor, dedicação e carinho, a professora aposentada Janine Lenz Kniphoff da Cruz, transforma o trabalho em MDF. São Papai Noéis, bonecos de neve, renas, pinheiros, velas decorativas e tantos outros adornos. Além disso, o trabalho com materiais reciclados também dá um toque especial para peças decorativas, entre eles, vidros, garrafas e latas.

Janine conta que sempre gostou de artesanato e quem a inspirou nessa arte foi sua mãe, que sempre fazia alguma coisa. “E eu, desde pequena, acabava ajudando-a de alguma forma”, recorda. Assim, cresceu admirando esse tipo de trabalho, que passou a ser um hobby.

A professora aposentada fez vários cursos e sempre fazia peças para si e, principalmente, para presentear. No Natal e na Páscoa sempre preparava e ainda continua confeccionando algo especial, presenteava a mãe – que hoje é falecida –, a irmã, cunhada, tias e amigas. “Sempre havia uma lembrancinha feita por mim”, conta.

Como é aposentada, passou a ter mais tempo para se dedicar ao artesanato. Com isso, hoje, além de hobby, o artesanato passou a ser uma fonte de renda também. Janine conta assim com seu espaço Nine Ateliê. “Não tenho loja física, vendo pela internet, por encomenda e também coloco meus trabalhos no Supermercado Lenz, em Venâncio Aires, pois é da minha família”, explica.

Para a confecção das peças decorativas, Janine usa vários materiais e técnicas, mas o trabalho em MDF é o que mais se identificou e é o que mais faz, pois é de fácil acesso e possibilita uma infinidade de trabalhos diferentes. “Mas adoro reciclar também, por isso, garrafas, vidros e latas têm a minha preferência também”, diz.

São diversas variedades de peças decorativas que a artesã desenvolve, no entanto, nesta época do ano, acaba se dedicando aos objetos voltados para o Natal. Ao ser questionada quanto tempo leva para confeccionar uma peça, ela diz que é difícil precisar, pois existem peças das mais variadas complexidades, desde as mais simples até as mais elaboradas. “Mas qualquer peça de artesanato diferente de peças industrializadas é feita de forma única, exige tempo, capricho e dedicação”, frisa.

Para Janine, o Natal é um período muito bom para as artesãs, pois muitos gostam de presentear ou enfeitar a casa com trabalho artesanal. “Eu, em especial, sempre gostei muito dessa época, pois adoro enfeitar a casa”, revela. “O Natal lembra família, aconchego, confraternização”, acrescenta. “Tudo que faço, faço como se fosse para mim e imaginar que o que eu fiz com tanto carinho estará enfeitando a casa de alguém me deixa muito feliz”, finaliza.

Se você ainda não decorou sua casa para o Natal ou quer presentear um ente querido com lindas peças decorativas feitas de forma artesanal, visite a página de Janine no Facebook: Nine Ateliê e conheça a variedade de adornos.