Início Cultura Santa Brass apresenta espetáculo de instrumentais

Santa Brass apresenta espetáculo de instrumentais

Desenvolvido através de projeto de incentivo à cultura, show marca trajetória da banda além de fomentar a cultura do Município

Arquivo/RJ

Sara Rohde
[email protected]

Com o objetivo de celebrar a trajetória da Santa Brass Band, será realizado nesta quarta-feira, 8, a partir das 21h, o “Concerto de Aniversário 5 anos” da orquestra. Desenvolvido através de projeto de lei de incentivo à cultura da Lei Aldir Blanc, o espetáculo tem como objetivo divulgar a música instrumental, em formato de Big Band. Com a regência do maestro Carlos Procat e mais um naipe completo de saxofone, trompete, trombone, dois tecladistas, um guitarrista, baixista, baterista e dois cantores, serão 20 músicos apresentando uma noite de clássicos musicais.

A Santa Brass foi fundada em 2016 pelo músico Carlos Procat. Na época, além de reger a Banda Municipal de Vera Cruz, tomou a frente e convidou demais artistas para compor o que seria a Big Band. Os contatos começaram a ser feitos em 2015, mas o primeiro ensaio que marcou o início do grupo foi registrado em fevereiro do ano seguinte, no Centro de Cultura Francisco José Frantz. “Aqui sempre foi um celeiro de música. Sou natural de Santa Cruz, mas fiquei 42 anos fora da cidade, então fiz contato com alguns músicos da minha época e falando com um e outro deu certa essa ideia”, conta Procat.

Segundo o artista, foi possível reunir uma turma legal, e a primeira apresentação foi realizada em junho daquele ano. “Decidimos o gênero musical juntos. Conclusão: estamos até hoje aqui, vamos completar cinco anos”, lembra. “De lá para cá, vários artistas passaram pela Santa Brass. Hoje, a banda está completa com um grupo de excelentes músicos. A banda está maravilhosa, com um repertório muito bonito”, revela. Todos que fazem parte do conjunto abraçaram a causa, é o meu sonho se realizando formar uma big banda deste estilo musical, de músicas instrumentais”, pontua.
Este ano, a convite da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, a Santa Brass Band chegou a gravar uma nova versão oficial do Hino de Santa Cruz do Sul.

ASSOCIAÇÃO CULTURAL CANTA BRASS BAND

Promover e difundir atividades culturais em Santa Cruz do Sul e Vale do Rio Pardo em prol da comunidade. Nesse intuito foi criada a Associação Cultural Canta Brass Band. Fomentar a cultura está entre os princípios da associação e nesse sentido foi criado o projeto “Concerto de Aniversário 5 anos” da Santa Brass Band. “Reforça as intenções de ampliação e de cuidado para a não estagnação desse bem tão precioso da área artística, que é a música instrumental. Além disso, o projeto trabalha o eixo cultural importante que é a democratização da cultura no interior do Estado, onde existe pouca oferta de proposta de música instrumental”, cita o documento. O projeto prevê ainda o retorno de antigos músicos que ajudaram no cenário musical da região e hoje fazem parte da orquestra, com seus talentos, dedicação e, principalmente, amor à arte da música instrumental. Uma grande apresentação é a intenção da Santa Brass Band, que busca uma aproximação com a população local, esse reconhecimento seguido de um constante desenvolvimento cultural.