Início Colunas As instituições precisam resistir

As instituições precisam resistir

A história do nosso País é recheada de ditadores, coronéis e caudilhos, que ostentaram no decorrer da formação do Estado brasileiro as mais variadas formas de imposições de suas vontades e delírios. Nosso passado escravocrata, tem registros de maldades e crueldades que devem nos envergonhar por um longo tempo. A distribuição das vastas terras em nosso País ainda guarda resquícios do Brasil colônia, onde sesmarias foram distribuídas aos amigos da corte e também aos que lutavam nas mais várias revoltas, revoluções e guerras que eclodiram no século XIX neste canto do mundo.

Nesta caminhada também foram sendo forjadas as instituições do Estado brasileiro, que após muitas idas e vindas, entre ditaduras e breves períodos democráticos, chegou ao texto constitucional de 1988, onde muitos avanços foram alcançados aos mais vários grupos sociais. E durante estes mais de 30 anos de Estado Democrático de Direito, nunca se teve tamanha turbulência como a que estamos vivendo agora, e o mais grave, em sua maioria, criadas pelo chefe do Executivo, que dá provas que não estava preparado para ocupar o cargo máximo da nação.

A sociedade espera que as instituições democráticas resistam aos ataques deliberados perpetrados contra as mesmas. No correr da semana, em demonstração de total incapacidade de convivência harmônica entre os Poderes constituídos, o presidente atacou ministros do TSE, e ainda de forma totalmente temerária levanta uma suposta fraude em pleitos anteriores, sem nenhum mínimo indício de prova que dê respaldo à sua fantasiosa versão.As instituições do Estado Democrático de Direito têm suas limitações, o que não é novidade para ninguém, mas nos trouxeram até aqui, e com certeza, são muito melhores que qualquer ditador de quinta, como já tivemos vários em nossa história.