Início Geral Dia dos Pais: A parceria de pai e filhos no ambiente de...

Dia dos Pais: A parceria de pai e filhos no ambiente de trabalho

Os filhos Camila e Emerson com o pai Celaci

Domingo, 8 de agosto, um dia especial, Dia dos Pais. Comemorado no segundo domingo de agosto, nos leva a celebrar essa figura tão importante, que é sinônimo de dedicação, cuidado, amor e proteção para com os filhos. Visando prestar uma homenagem para todos os pais, o Riovale Jornal traz uma entrevista especial com Celaci do Santos da Rocha que, com palavras de emoção, explica o papel de ser pai e ensinar o seu ramo de trabalho para os filhos que se dedicaram em seguir a mesma profissão.


Primeiramente, ele fala do orgulho em ter seus filhos exercendo suas atividades junto a ele na administração da empresa Formafer de Santa Cruz do Sul. Empresa que atua no ramo de metalurgia, com fabricação de estruturas metálicas, prestação de serviços de serralheria, funilaria e manutenção industrial. “Tenho muito orgulho, pois além de poder ter momentos juntos como pai e filhos, temos uma relação de trabalho em que compartilhamos dificuldades e alegrias. Temos muita união, é muito bom poder estar com eles todos dias”.


Celaci iniciou no ramo bem jovem. “Vim para Santa Cruz do Sul cedo, em busca de uma vida melhor, já iniciando no ramo da metalurgia. Me casei e tive meus filhos, então surgiu a oportunidade de ter a minha própria empresa, no ano de 1991. O Edson, filho mais velho, começou comigo cedo, me ajudando em pequenas tarefas, logo depois entrou o Emerson, filho do meio, ajudando na parte de escritório, e anos mais tarde a Camila, nos auxiliando no escritório. Após a minha aposentadoria, sai da empresa, e eles seguiram no mesmo ramo da metalurgia fundando assim a Formafer, com o mesmo conceito de empresa que aprenderam comigo. Continuo a caminhada com eles, sigo orientando e contribuindo com a minha experiência para o desenvolvimento da empresa”.

Família reunida: Edson Ismael, Camila Andréia,
Celaci, Nilsa Maria, Emerson Samoel, Laura de Paula e Emily


Um pai totalmente realizado, assim é Celaci, pois seus filhos já estão encaminhados, com os estudos, e se dedicam com ele na empresa familiar. Emerson é formando em Administração e Ciências Contábeis, e segue como diretor da empresa procurando sempre melhorias e inovação. Edson, formado em Engenharia Mecânica, é o engenheiro responsável da empresa e parte de projetos. Camila, graduanda em Engenharia Civil, é gerente responsável pelo financeiro e RH da empresa.


O Dia dos Pais para os filhos é um momento de retribuir todo o ensinamento proporcionado pelos pais. “Dia de comemoração por ter ele ao nosso lado. Nos passando toda sua sabedoria de vida, guiando e dando suas broncas (risos). É muito bom poder contar com a ajuda dele e o apoio, assim como nós procuramos apoiá-lo em tudo que ele precisa, pois para nós a maior felicidade é poder estarmos juntos todos os dias”, destacaram os filhos orgulhosos do pai.


Celaci completa dizendo que para ele é um dia de muita alegria. “Apesar de não ter mais meu pai presente nesta data, mas sou muito feliz por ter meus filhos comigo e me apoiando sempre”.

Ana Souza
[email protected]