Diego Dettenborn – [email protected]
O campeonato estadual Série Ouro é a principal competição de futsal do estado do Rio Grande do Sul e uma das principais competições de futsal do Brasil. A Federação Gaúcha de Futebol de Salão tradicionalmente organiza o campeonato estadual Série Ouro entre os meses de março e dezembro e as equipes brigam pelo título mais cobiçado do estado e também por uma vaga na Taça Brasil de Clubes, tendo em vista que o campeão gaúcho é o representante do Rio Grande do Sul na Taça Brasil de clubes, uma das mais tradicionais e importantes competições do salonismo brasileiro e que é organizada pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão.
Este ano o campeonato conta com a participação de 12 clubes. Na primeira parte da competição as equipes que formam um único grupo, jogam entre si no sistema todos contra todos. São dois turnos e ao final das duas fases as quatro mais bem colocadas equipes formam o quadrangular final da competição. Os dois times com pior pontuação serão rebaixados à Série Prata do próximo ano.
A Assaf, representante santa-cruzense no estadual Série Ouro, ocupa atualmente a sexta posição na tabela. A equipe comandada pelo técnico Vandré Costa soma até então 17 pontos em 13 jogos. Foram quatro vitórias, cinco empates e quatro derrotas. A equipe de Santa Cruz do Sul marcou 27 gols e levou 31. No sábado o time Tricolor terá pela frente o América de Tapera, fora de casa às 20h. Depois do confronto em Tapera a equipe comandada por Vandré terá vinte dias para trabalhar focado no clássico que ocorrerá no dia 28, diante da Alaf no ginásio Poliesportivo, em Santa Cruz do Sul.
Baixa
O pivô Vinicius não faz mais parte do grupo de atletas da Assaf/Unisc/Miller. Alegando problemas particulares, o jovem jogador pediu dispensa para a diretoria no último sábado, 30, logo depois da vitória contra Bento Gonçalves por 2×0, no Ginásio Poiliesportivo. Depois de quatro temporadas no clube, Vinicius deverá voltar para casa. Vai jogar em Goiás, sua terra natal e perto dos seus pais. Durante o período em que atuou com a camisa da Assaf, Vinicius se mostrou bastante profissional e jamais teve problemas de indisciplina. Segundo o presidente Paulo Meinhardt, a sua saída é uma perda de qualidade para o grupo: “Infelizmente ele teve que sair. Só nos resta lamentar”. Por outro lado, o grupo de jogadores voltou a trabalhar e ainda na segunda-feira, sob o comando do preparador físico Jair Câmara. Já que o técnico Vandré Costa esteve ao lado dos diretores Raul Henn e Sidnei Camargo no velório da filha do técnico Morruga da Assoeva. Ciente do mau momento que está passando o ex-técnico da Assaf, com o comando do capitão Zé Antônio, os jogadores rezaram um “pai nosso” antes de iniciar os trabalhos no Estádio Municipal. (Fonte: Assessoria de Imprensa Assaf)
Categorias de base
A Assaf de Santa Cruz do Sul participou no último dia 30 de junho da 24ª edição da Copa Piá de Futsal de Lajeado, considerada a maior do gênero em todo o Estado. A competição envolveu mais de 2.600 jogadores das mais variadas idades, divididos em 170 equipes de dez municípios. Entre os quais, Lajeado, Estrela, Arroio do Meio, Guaporé, Encantado, Bom Retiro do Sul, Fazenda Vilanova, Teutônia, Venâncio Aires e Santa Cruz. No masculino ocorreram disputas nas categorias nascidos em 1997, 98, 99, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, e 2005. No feminino apenas em 97/98 e 99/00. Para alegria do técnico das categorias de base da Assaf, Leandro Carlz, a categoria 2001, sub 11, sagrou-se campeã. Na final contra Estrela, os meninos da Assaf venceram por 4×0. Mateus Baier foi escolhido o melhor goleiro e Nicolas Morsch o melhor jogador da final.
A equipe campeã teve Mateus, Léo, Nicolas, José Vitor, Henrique, Maiquel, Willian e Geferson. No intervalo da partida contra o Bento Gonçalves, no sábado, 30, os campeões foram apresentados ao torcedor. De acordo com o presidente do Clube, Paulo Meinhardt, as categorias de base seguem com apoio irrestrito de toda diretoria: “O trabalho está tendo uma boa sequência e por isso vamos continuar apoiando do mesmo modo que sempre fizemos. O Roberto e o Cascata estão acompanhando e auxiliando em tudo que for possível os nossos futuros jogadores”. Hoje, a Assaf conta com aproximadamente 290 crianças nas mais variadas categorias. Os projetos são realizados na Escola Ernesto Alves, Vila Schulz e Arroio Grande. (Fonte: Assessoria de Imprensa Assaf)














