Início Esportes Assaf: Ídolo Lavoisier já está na área

Assaf: Ídolo Lavoisier já está na área

Nelson Treglia

 
Cristiano Silva

Goleiro, aos 39 anos, retoma a carreira no Tricolor de Santa Cruz
 
Um dos melhores goleiros do futsal mundial em todos os tempos, passa a integrar o grupo de jogadores da Assaf. Lavoisier, de 39 anos, vai retomar sua carreira atuando em Santa Cruz do Sul, num grande lance da diretoria do Tricolor. Ele foi apresentado nesta quarta-feira à tarde, no Ginásio Poliesportivo. O novo ídolo da Assaf vem para o lugar de Émerson, que acertou sua ida para o futsal do Paraná. Lavoisier tinha encerrado a carreira no final do ano passado, quando ainda atuava pela ACBF de Carlos Barbosa. De acordo com o técnico da Assaf, Edmilson Bella, Lavoisier atuou neste ano em um time da Bahia pela Taça Brasil.
O goleiro chega para defender uma equipe com vários jogadores jovens. É um acréscimo de experiência e liderança. Segundo Bella, que foi fundamental para a vinda de Lavoisier, a nova contratação vem para assumir a função de capitão da equipe. Bella e o goleiro, que se conhecem há anos, jogaram e conquistaram títulos juntos. Conforme o goleiro, seu perfil na Assaf não vai mudar. Pretende ser alguém que vai se caracterizar pela vibração, e o objetivo é passar essa energia para os companheiros. “Acho que me encaixo nesse perfil de um time jovem. Eu sei que vou poder passar toda minha experiência e toda minha vibração para o time”, assegura Lavoisier.
O novo arqueiro da Assaf quer ser campeão gaúcho pelo Tricolor. “Quando você entra em quadra, tem que pensar em ser um vencedor. Nunca, na minha carreira, pensei só em participar”, garante.
 
CARREIRA
 
Lavoisier Freire Martins nasceu em Ocara, no interior do Ceará. Iniciou a carreira aos 14 anos na equipe infantil do Sumov, do mesmo estado. Dois anos depois, já era o terceiro goleiro do time principal. Em 1995, chegou à seleção após o vice-campeonato da Taça Brasil.
Na ACBF de Carlos Barbosa, jogou mais de 700 partidas em nove temporadas. Entre os títulos conquistados pelo goleiro em clubes, estão mundiais, Libertadores da América, ligas nacionais e campeonatos gaúchos. Na Seleção Brasileira, foi suplente no título mundial de 1996 e vice-campeão, como titular, em 2000. 
Pela seleção, foram 150 jogos. Atuou também no Tio Sam (RJ), Vasco da Gama (RJ), Intelli/Orlândia (SP) e Ulbra (RS).
 
Cristiano Silva

Lavoisier; o presidente da Assaf, César Silveira; e o secretário municipal de Esportes, Henrique Hermany: apresentação ocorreu no Poliesportivo