Início Educação Atividades celebram a Semana da Pessoa com Deficiência

Atividades celebram a Semana da Pessoa com Deficiência

EVERSON BOECK
[email protected]

Desde 2007 a Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Schroeder trabalha com a educação especial na modalidade de serviço classe especial para alunos com transtornos globais do desenvolvimento, especialmente autismo. Neste sentido, o educandário está promovendo para a toda sua comunidade escolar, de 21 a 28 de agosto, atividades relacionadas à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, cujo tema este ano é “Em busca de igualdade. Estamos aqui!”
Conforme a diretora da escola, Roseli Schmechel, envolvendo todas as turmas e a comunidade escolar, as atividades buscam ressaltar o respeito à singularidade de cada aluno em seu processo de aprendizagem. “Até 2011 trabalhávamos esta data somente com os alunos autistas. Este ano estamos estendendo a toda comunidade escolar para mostrar como trabalhamos a inclusão”, destaca.

CLASSE ESPECIAL E SALA DE RECURSOS

A Escola Municipal Luiz Schroeder, localizada na Rua Dona Flora, 206, no Bairro Universitário, trabalha a inclusão através de duas modalidades de atendimento – sala de recursos, oferecida no turno oposto para alunos incluídos em turma regular, e classe especial (para alunos autistas). A professora Vaneza Silva da Rosa, professora da classe especial, explica que o autismo é caracterizado por “quadro de alterações no desenvolvimento nas relações sociais e na comunicação ou estereótipos motores”.
Segundo Vaneza, o objetivo da Classe especial é buscar a autonomia do aluno e sua inclusão nos diferentes ambientes sociais (escola, família e sociedade). Para isto, são trabalhadas inicialmente atividades funcionais relacionadas ao cotidiano de cada aluno (vestuário, higiene pessoal, alimentação, etc).
Atualmente a turma é composta por 7 alunos, divididos nos turnos manhã e tarde, sendo atendidas pelas professoras Janete Rosa Goettert e Vaneza Silva da Rosa. Eles participam de aulas de educação física, informática e música. “Hoje estes alunos estão bem adaptados na escola com as demais turmas e vice-versa, pois estimulamos o convívio deles nos demais espaços como biblioteca e refeitório, além do recreio que é o momento da socialização, onde eles interagem com as outras turmas”, relata a professora Vaneza.
A sala de recursos trata-se do Atendimento Educacional Especializado (AEE) implementado em 2011 na escola com a finalidade de trabalhar a base conceitual da aprendizagem do aluno. Este serviço acolhe estudantes em turno oposto que apresentam deficiência intelectual, auditiva, visual, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades. Estes alunos são atendidos pela professora Gleni Fátima Rocha.
As aulas de educação física são ministradas pelo professor Fridolino Roberto Schneider e as aulas de música pela professora Marilei Terezinha Jordan, além da monitora do Curso de Pedagogia, Luciene Calazans.

INCLUSÃO EM PROJETO PEDAGÓGICO

Neste ano a classe especial elencou como tema a ser trabalho com os alunos a Literatura Infantil e, para isso, escolheu clássicos como “Os três porquinhos”, “João e o Pé de Feijão”, “Pinóquio” e outros para trabalhar as diferentes manifestações de aprendizagens. A iniciativa foi elaborada dentro de um projeto que está sendo desenvolvido durante todo este ano.
Conforme a professora Vaneza, uma das ações pedagógicas abordadas nesta temática foi a confecção de bonecos de meia. Cada grupo fez o seu boneco e, após este trabalho, cada aluno levou para casa, colocando acessórios e criando um nome próprio.
Além da classe especial, a sala de recursos também aderiu ao projeto e o desenvolveu com seus alunos. “Tudo foi adaptado conforme a realidade de cada grupo. O objetivo deste projeto é estimular a afetividade, musicalidade, diferentes percepções. No AEE incluir foi trabalhado as palavras, digitação do nome de cada peça das roupas e acessórios, fichas de leitura e outras atividades relacionadas ao tema. Neste sentido, esta ação pedagógica abrangeu diferentes segmentos da educação especial”, ilustra Vaneza.

PROGRAMAÇÃO

Na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla serão realizadas as seguintes ações na escola:
21/08 (terça): As professoras da classe especial falarão sobre o tema com cada turma e estas trabalharão o mesmo através de atividades de desenho, escrita e interpretações;
22/08 (quarta): Participação do Fórum Regional de Inclusão da Pessoa com Deficiência na APAE;
23/08 (quinta): Visitação das turmas na classe especial e sala do AEE com atividades de integração;
24/08 (sexta): Passeio na Unisc com os alunos da classe especial e sala de recursos.

ROLF STEINHAUS

Alunos e professores da Escola Municipal Luiz Schroeder começam a partir
de hoje a programação da Semana

DIVULGAÇÃO RJ

Matheus Jacques Cardozo (no chão) e Brendon Guedes da Silva
ao lado do seu boneco

DIVULGAÇÃO RJ

Professores Vaneza, Fred (D) e a monitora Luciene, com os alunos
Miguel João Martins Vieira, Matheus e Brendon