Início Esporte Atletas de Santa Cruz mantêm Brasil entre os melhores do Eisstock

Atletas de Santa Cruz mantêm Brasil entre os melhores do Eisstock

Encerrou no último domingo (27) a 14ª edição do Campeonato Mundial de Eisstocksport. O Brasil novamente foi destaque entre as 25 nações presentes na Arena Ritten, província de Bolzano, na Itália. Os nove atletas santa-cruzenses da delegação da Federação Gaúcha Desportiva de Eisstocksport – FGDE, conseguiram manter o país entre os melhores do mundo nas competições disputadas.

Além dos jovens Luís Eduardo Kaufmann e Laura Pretzel, que conquistaram a 12ª posição na modalidade individual, categoria U-23, os atletas da categoria adulta também conseguiram boas colocações, mantendo o Brasil na série A das competições por equipe, atrás apenas de Áustria, Alemanha e Itália, países europeus com tradição no esporte, e chegando às finais das competições individuais.

Inovação da Federação Internacional de Icestocksport – IFI, a disputa do Individual por Equipe Misto também teve o Brasil nas primeiras colocações. Eduardo Schuster, Samuel Böhm, Rejane Böhm e Laura Pretzel conseguiram terminar a competição na quarta posição. O bom desempenho rendeu elogios do austríaco Günter Draxl, que auxiliou a delegação brasileira em vários momentos. “Muito apoio e muita simpatia pelos meus amigos! Acima de tudo, o respeito pelos grandes feitos desportivos dos meus amigos do outro lado do mundo”, frisou em postagem no Facebook.

No Mundial de 2022 ainda ocorreu a eleição do Comitê Olímpico de Atletas. Samuel Böhm foi um dos dois reeleitos entre os cinco representantes de diferentes nações. O grupo é eleito de quatro em quatro anos entre atletas esportivamente ativos dentro das suas seleções, e é uma exigência do Comitê Olímpico Internacional – COI. Também foi reeleito o atleta alemão. Ainda integram o comitê um austríaco, uma italiana e uma australiana.

“Como esse comitê é formado através de votos de todos os atletas de todas as nações que disputam o Campeonato Mundial, estar entre os cinco novamente demonstra a confiança depositada no Brasil, como uma das grandes nações que se esforçam na busca de melhorias, inovações e preparos para o eisstock entrar nas olimpíadas. É uma evidência muito forte de reconhecimento mundial, de que o Brasil está engajado, envolvido e forte dentro do esporte”, reforça Böhm.

CONQUISTAS MUNDIAL 2022

Categoria U-23
Individual masculino
12º lugar – Luís Eduardo Kaufmann

Individual feminino
12º lugar – Laura Pretzel

Categoria adulta
Individual masculino
10º lugar – Eduardo Schuster
15º lugar – Luís Eduardo Kaufmann
17º lugar – Samuel Böhm

Individual feminino
13º lugar – Marcia Reis
14º lugar – Rejane Böhm
21º lugar – Laura Pretzel

Individual por equipe masculino
5º lugar – Eduardo Schuster, Luís Eduardo Kaufmann, Samuel Böhm e Eduardo Frey

Individual por equipe feminino
5º lugar – Flávia Frohlich Mielke, Marcia Reis, Rejane Böhm e Laura Pretzel

Individual por equipe misto (novidade)
4º lugar – Eduardo Schuster, Samuel Böhm, Rejane Böhm e Laura Pretzel

Equipe feminino
6º lugar – Flávia Frohlich Mielke, Marcia Reis, Rejane Böhm e Laura Pretzel

Equipe masculino
9º lugar – Eduardo Schuster, Luís Eduardo Kaufmann, Samuel Böhm, Eduardo Frey e Milton Bressler