Início Geral Aturvarp anuncia o projeto Raízes Coloniais para setembro

Aturvarp anuncia o projeto Raízes Coloniais para setembro

Entidade reuniu associados e convidados para celebrar os seus 25 anos de atuação

Luciana Mandler
[email protected]

A Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp) foi criada em 24 de junho de 1997 com o intuito de planejar e discutir o turismo na região, seja por meio da organização dos municípios e seus empreendedores ou pela divulgação de suas potencialidades. Para celebrar os 25 anos, associados da entidade, gestores públicos, empreendedores e imprensa participaram de um coquetel no salão de eventos da sede administrativa da Sicredi, em Santa Cruz do Sul, na última sexta-feira.


Conforme o presidente da Aturvarp, Djalmar Ernani Marquardt, ao longo desse tempo, a entidade vem atuando fortemente, divulgando os atrativos turísticos e eventos da região. “Estou há um ano e meio como presidente e fizemos um grande trabalho no primeiro ano, com a reestruturação da associação, que precisava disso”, recordou. “Este ano estamos divulgando os atrativos turísticos, buscando recursos financeiros para a região. O trabalho é grande, mas é gratificante”, enfatizou.


Para a segunda quinzena de setembro, está nos planos da Aturvarp lançar o projeto Raízes Coloniais, um circuito de cicloturismo com 284,2 quilômetros de extensão entre os municípios da região. “Vamos promover o turismo rural. Já estamos com nossos empreendedores rurais todos capacitados. Além da agricultura, vão receber uma renda extra através do turismo. Com certeza vamos fortalecer o interior dos nossos municípios”, projetou o presidente.


As metas da gestão de Marquardt não param por aí. “Estamos com um projeto na Secretaria de Turismo do Estado, que visa buscar recursos para os 13 municípios através do programa Avançar Turismo e, além disso, estamos atentos para buscar outros recursos para a nossa região”, salientou. A Aturvarp é integrada por Candelária, Encruzilhada do Sul, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz.


O dirigente destacou que o turismo não pode ser apenas visto como uma questão de lazer, saúde e satisfação pessoal, e sim também como um grande negócio. “Temos que ver o turismo como fomentador da economia regional e isso faz parte dos 25 anos da Aturvarp, fazendo a economia girar na região do Vale do Rio Pardo através do setor”, sublinhou. “Hoje somos a única instância de governança regional do Estado que tem 100% dos municípios no mapa do turismo brasileiro, graças ao trabalho que está sendo feito”, reforçou.