Início Especiais BAT Brasil reitera conceitos de liderança

BAT Brasil reitera conceitos de liderança

Companhia tem a estreita relação de mais de um século com os
produtores rurais como um dos seus grandes diferenciais

Ao longo de sua história centenária, a BAT Brasil sempre esteve atenta aos principais detalhes da cadeia produtiva de tabaco. Pautada pela sustentabilidade, a empresa busca incessantemente desenvolver e investir em tecnologias que fortaleçam a produção, bem como as matrizes energéticas renováveis em suas fábricas e usinas. Também estimula as boas práticas ambientais e sociais junto a seus colaboradores e produtores a ela integrados. Fatos esses que são visíveis em cada passo da sua história.


Manter-se na liderança de um segmento com tantos desafios é motivo de orgulho para a BAT Brasil que, de forma ética, busca impulsionar a cadeia produtiva como um todo, estimulando o desenvolvimento do país e entregando aos seus consumidores os melhores produtos do mercado. Em 2020, a centenária e reconhecida Souza Cruz assumiu o nome de BAT Brasil. Uma mudança que reflete e impacta positivamente o processo global da companhia, fortalecendo o Grupo British American Tobacco, do qual faz parte desde 1914.
Utilizar o novo nome também representa a força da empresa no mercado internacional, pois o tabaco produzido no Brasil é reconhecido por sua qualidade e por atender os padrões internacionais de ESG. O produto é comercializado nos mercados interno e externo, presente em diversos países ao redor do mundo em um portfólio internacional de marcas consagradas como Dunhill, Rothmans, Lucky Strike e Kent.


A BAT Brasil está alinhada às transformações do Grupo BAT, priorizando iniciativas que incentivem a inclusão e a diversidade, a conexão com o cliente, não apenas atendendo às suas necessidades, mas também inspirando a sociedade e a agenda global de ESG. Além de ter a melhoria contínua como boa prática, a empresa busca acreditação externa de sua gestão. Seu sistema integrado é certificado desde 2000 nas normas ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001 (antiga OHSAS 18001). Essa conduta credencia a gestão de qualidade, de meio ambiente e de saúde e segurança das pessoas. Este foco reforça o compromisso de cuidar das pessoas e do meio ambiente em suas operações.
No contexto da agenda global de ESG, a operação de processamento de tabaco em Santa Cruz do Sul alcançou duas marcas históricas no início de 2022. O selo de Operação Carbono Neutro confirma a jornada de inovação e melhoria contínua de seus processos, bem como o aumento de eficiência energética, contribuindo assim para a redução das emissões de gases e, consequentemente, o combate ao aquecimento global, além da preservação dos recursos naturais.


Já a certificação AWS (Alliance for Water Stewardship) evidencia a gestão responsável da água. Ambas certificações colocam a maior unidade de beneficiamento de tabaco do Grupo BAT em uma posição de destaque no mercado. A usina de Santa Cruz do Sul é uma das únicas quatro empresas certificadas pela AWS no Brasil até o momento. A operação gaúcha é primeira do mundo a conquistar as duas certificações, servindo de exemplo a ser seguido nesta jornada.


A companhia está presente nos 26 Estados do Brasil, atuando com cerca de 5 mil colaboradores diretos e 2 mil sazonais em toda a cadeia produtiva. Isso fortalece a parceria de mais de 100 anos da empresa tanto com produtores integrados quanto com as comunidades em que está inserida. A empresa credita aos talentos desenvolvidos na companhia seu sucesso de décadas. Por isso, priorizar o desenvolvimento de cada indivíduo, respeitando suas particularidades, é uma das premissas da empresa. Como prova disso, há dez anos a BAT Brasil é certificada pelo Instituto Top Employers como uma das melhores empregadoras do País.