Início Sem categoria Batata gratinada com bacon

Batata gratinada com bacon

A batata já é um alimento delicioso e versátil, imagina com muito queijo parmesão e bacon? Delícia, né? Além de saborosa, esta receita de batata gratinada com bacon fica pronta em menos de 1h e rende bastante. Confira!

INGREDIENTES
800g de batatas em rodelas
Sal a gosto
300g de bacon frito em cubos
Manteiga para untar
Queijo parmesão ralado para polvilhar
Creme
1 copo de requeijão cremoso (200g)
2 xícaras (chá) de leite
2 ovos
2 xícaras (chá) queijo mozarela ralado
1 xícara (chá) queijo parmesão ralado
Sal e noz-moscada ralada a gosto

MODO DE PREPARO

Em uma panela, em fogo médio, cozinhe as rodelas de batata em água e sal até ficarem al dente. Escorra e reserve. Para o creme, em uma tigela, misture o requeijão, o leite e os ovos. Adicione a mozarela, o parmesão, sal, noz-moscada e misture. Reserve. Para montar, em um refratário médio untado, faça camadas de batata, de creme de queijo e de bacon frito. Repita as camadas até acabarem os ingredientes, terminando em batata e creme. Polvilhe com parmesão e leve ao forno médio, preaquecido, por 15 minutos ou até gratinar. Retire e sirva ainda quente.
FONTE: instagram/@guiadacozinha

DICA DA SEMANA
Cozinhar batata com casca ou sem casca?
Vai depender da receita que você quer fazer. Por exemplo, se você pretende fazer uma batata recheada, então é melhor cozinhar com a casca. Por outro lado, se suas intenções são outras, sugiro descascar e picar. Aliás, cozinhar a batata sem a casca acelera o processo de cozimento. Sem contar que facilitará muito na hora de preparar o seu prato. Você não precisará esperar um tempão até a batata esfriar para descascar, não é mesmo? Picar as batatas em cubos médios também ajudará a agilizar. Quando vou fazer um prato como purê, por exemplo, corto as batatas em cubinhos bem pequeninos. Assim, em torno de 15 minutos os pedaços já estarão super macios e prontos para serem amassados.