Início Sem categoria Bife ao molho com bacon

Bife ao molho com bacon

Que tal uma receita prática e deliciosa para servir no almoço ou jantar de toda a família? Experimente esta receita, que além de gostosa, é fácil de fazer e vai surpreender a todos

Alayde Guimarães Motta
[email protected] 

INGREDIENTES
4 bifes de contrafilé
Sal e pimenta-do-reino a gosto
4 colheres (sopa) de óleo
2 colheres (sopa) de manteiga
½ cebola picada
½ xícara (chá) de mostarda
1 caixa de creme de leite (200g)

Bacon frito em cubos para decorar

MODO DE PREPARO

Tempere os bifes com sal e pimenta. Aqueça uma frigideira em fogo alto com o óleo e frite os bifes, dois por vez, até dourarem dos dois lados. Reserve em uma travessa. Volte a frigideira ao fogo baixo com a manteiga e frite a cebola até murchar. Adicione a mostarda, o creme de leite, sal e cozinhe até ferver. Regue os bifes, polvilhe com bacon e sirva.

FONTE: https://guiadacozinha.com.br

Dica da semana

A técnica de selar usa altas temperaturas para rapidamente criar uma crosta amarronzada na superfície dos alimentos. Assim, eles ficam saborosos e suculentos. 

Em geral, selamos o exterior da carne ou outro alimento em alta temperatura para depois finalizar o cozimento do interior em uma temperatura menor no forno, grelha, churrasqueira ou mesmo frigideira.  Ao selarmos a carne, o que acontece é que os seus sucos são preservados, garantindo muito mais sabor e suculência. A frigideira utilizada também é muito importante; já que não iremos mexer no alimento após colocá-lo no fogo, ela deve ser não-aderente. E se possível, utilize óleo de farelo de arroz ou manteiga clarificada. Deixe a frigideira com óleo no fogo alto até que ela comece a brilhar e soltar um pouco de fumaça, o que deve levar em torno de 30 segundos: essa é a hora de levar a carne ao fogo. Se você for colocar vários pedaços de carne, faça aos poucos para que haja espaço entre eles. E após colocar a carne no fogo, não mexa. No primeiro momento a carne irá grudar na superfície da panela. Não se preocupe! Quando a crosta amarronzada começar a se formar na superfície da carne, ela irá se soltar naturalmente da frigideira e você poderá virá-la em seguida. Ao virar, não deixe a carne no fogo pelo mesmo tempo que levou para formar a crosta marrom, senão ela irá queimar.

Lembre-se que ao selar, apenas o exterior da carne ficará bem cozido. Portanto, se quiser uma carne mais passada ou alimento mais assado, leve ao forno, grelha ou churrasqueira para finalizar o interior, mas faça isso em fogo baixo ou médio para baixo.