Início Geral Biometria: evite problemas

Biometria: evite problemas

Recadastramento biométrico é realizado sem custos para os cidadãos e prazo se estende até o dia 11 de março deste ano

Ricardo Gais
[email protected]

Estamos em ano de eleições municipais e, para que você não fique impedido de escolher qual será o futuro do seu município, não perca o prazo para realizar o recadastro biométrico que termina no próximo mês.  Santa-cruzenses que já realizaram a biometria podem ficar tranquilos, mas quem ainda não fez, tem até o dia 11 de março deste ano para realizar o recadastramento digital e impedir problemas em decorrência da não atualização do cadastro.
O cidadão que não realizar a biometria digital terá o título cancelado, impedindo-o de votar, matricular-se em alguma instituição de ensino, emitir segunda via de RG, solicitar empréstimos em bancos públicos, emitir passaporte e inscrever-se em um concurso público.
Segundo Marcelo Vicente Freitas, chefe de cartório na zona 162, todos que votam em Santa Cruz devem fazer o recadastramento. Quem já está com a situação em dia não precisa se preocupar e pessoas acima de 70 anos também não precisam realizar a biometria digital, porém, estes ficam impedidos de votar. 
Para fazer a biometria digital, a Justiça Eleitoral está localizada na Rua Ernesto Alves, 760, no centro. “É só vir no cartório eleitoral e fazer o recadastramento, mas recomendamos não deixar para a última hora, pois o cidadão terá que aguardar mais para o atendimento. Até o momento, o movimento está tranquilo, a espera dura em torno de 20 minutos”, salienta Marcelo.
Até o momento em Santa Cruz do Sul, num total de eleitorado, são 103.543 pessoas portadoras do título, sendo 78.810 pessoas com o recadastramento biométrico pronto, representando 76,11% do total.