Início Colher de Pau Bolo de laranja e coco

Bolo de laranja e coco

A receita desta semana é para quem tem intolerância ao glúten!!!

Bolo de laranja e coco

INGREDIENTES
1 laranja
1 xícara de farinha de arroz
1 xícara de polvilho doce
3 colheres (sopa) de fécula de batata
1 xícara de açúcar
3 ovos (claras e gemas separadas)
5 colheres (sopa) de coco ralado
100 ml de óleo
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
Menos de ½ colher de café de bicarbonato de sódio 
Glacê da cobertura
½ xícara de açúcar de confeiteiro
1 clara de ovo

MODO DE PREPARO
Descasque a laranja, deixando a parte branca.  Corte em pedaços, retire as sementes e coloque no copo do liquidificador. Acrescente as gemas e o óleo e bata até desmanchar a laranja. Adicione as farinhas e o coco e bata novamente até ficar uma massa homogênea. Misture as claras em neve e mexa com uma colher.  Por último adicione o fermento e o bicarbonato de sódio. Mexa delicadamente para misturar.
Leve ao forno 180°C em forma untada por cerca de 25 minutos ou até dourar. Faça o teste do palito que deve sair sequinho. Desenforme e deixe esfriar para cobrir.
Para a cobertura: Misture ½ xícara ou 1 xícara de açúcar de confeiteiro com 1 clara de ovo. Se ficar muito mole coloque mais açúcar.  Espalhe por cima do bolo frio e finalize polvilhando coco ralado.
FONTE: http://www.receitas-sem-fronteiras.com

DICA DA SEMANA

A farinha de arroz nada mais é do que o arroz integral triturado e passando a ser um excelente substituto nas receitas para a farinha de trigo. A farinha de arroz consegue trazer propriedades importantes para a alimentação de qualquer pessoa:
•    É rica em fibras e em 50 g há 2,4 g de fibras;
•    Nessas mesmas 50 g é possível encontrar 3,6 g de proteínas, 0,3 g de gordura (4 vezes menos do que a farinha de trigo), 38 g de carboidratos e 182 calorias;
•    Os outros nutrientes são os sais minerais como o ferro, manganês, fósforo e também taxas de vitamina do complexo B;
O glúten é uma proteína encontrada comumente em cereais, no trigo, na cevada e derivados. Ele se tornou o grande vilão das dietas porque ele causa inflamação no organismo. Dessa forma, não são apenas os portadores de Doença Celíaca que não consomem mais alimentos com glúten. Mesmo os indivíduos saudáveis estão tirando essa proteína da alimentação. Ele forma um tipo de cola nas paredes do sistema digestivo que prejudica o bom funcionamento do corpo causando inflamação e danificando a saúde. A farinha de arroz pode substituir a farinha de trigo em qualquer tipo de receita, seja ela doce ou salgada já que não tem sabor ou cheiro.