Início Geral Câmara aprova Semana da Imigração Alemã em Santa Cruz do Sul

Câmara aprova Semana da Imigração Alemã em Santa Cruz do Sul

Foto: Divulgação

A Câmara de Santa Cruz aprovou na sessão dessa segunda-feira proposição do vereador João Cassepp, do PSDB, para a instituição da Semana Municipal de Imigração Alemã em Santa Cruz do Sul. A data seria na semana do dia 19 de dezembro, quando anualmente já se celebra a chegada dos alemães em Santa Cruz do Sul.

Durante a Semana da Imigração Alemã, o município fica autoriza a realização de ações de divulgação em escolas, órgãos e espaços públicos, através de simpósios, conferências, palestras, exposições, e outras atividades que chamem a atenção da comunidade quanto à necessidade de preservar a história da imigração alemã.

“Precisamos preservar a história dos imigrantes alemães, tão importantes para o  nosso município e nada mais justo do que determinar esta semana em dezembro para que possam ser realizadas ações com a nossa comunidade”, observa o vereador Cassepp.

O dia 19 de dezembro de 1849 foi quando os primeiros imigrantes alemães se instalaram na Colônia de Santa Cruz, mais especificamente na região que ficou conhecida como Alt Pikade – também chamada de Picada Santa Cruz ou Picada Velha – onde hoje fica o Bairro Linha Santa Cruz.

“Desde lá, já se passaram mais de 170 anos dessa data, e o que seria do nosso povo sem sua história? Já estamos no século 21 e se não criarmos meios, mecanismos de preservar a nossa história, logo ela desaparecerá. Nossa língua, nossa cultura, nossas raízes, hoje são vistos nos casarões centenários, cemitérios e nos relatos passados entre gerações”, justifica o vereador. O projeto para a criação da Semana Municipal da Imigração Alemã é para que a história e dos antepassados seja homenageada nessa data.