Início Política Candidatos a prefeito apresentam propostas a servidores públicos

Candidatos a prefeito apresentam propostas a servidores públicos

Encontro do Sinfum com postulantes ao Palacinho ocorreu na Câmara de Vereadores

Tiago Mairo Garcia
[email protected]

presidente da entidade, José Bonifácio Almada . -Foto: Reprodução

Em encontro promovido pelo Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Santa Cruz do Sul (Sinfum) na manhã de ontem, 14, no plenário da Câmara de Vereadores, os sete candidatos a prefeito de Santa Cruz do Sul apresentaram as propostas que contemplam o funcionalismo público. Em razão dos protocolos sanitários, o evento teve um número reduzido de pessoas e foi realizado de forma individual com cada candidato. Em ordem alfabética, os candidatos tiveram 15 minutos para se manifestarem. As falas foram transmitidas ao vivo na página do Sinfum na rede social Facebook.

Através do presidente da entidade, José Bonifácio Almada, foi entregue uma pauta com 14 itens de reivindicações para a categoria. Em ordem alfabética, os candidatos tiveram 15 minutos para se manifestarem e discorrerem sobre as suas ideias e projetos. Confira as propostas de cada chapa.

Alex Knak e Fabiano Dupont

Primeiro a falar, o candidato a prefeito, Alex Knak (MDB), junto do vice, Fabiano Dupont (PSB), da coligação Juntos Somos Fortes, destacou a sua experiência como secretário de transportes e salientou que pretende regulamentar o banco de horas dos servidores, promover cursos de capacitação, revisar o plano de carreira e salários de cada categoria e adicionais de insalubridade, periculosidade e risco de vida, regulamentar o piso nacional do magistério, efetivar a transparência da divulgação dos dados dos cargos públicos e incorporar o plano de saúde para os servidores.

Carlos Eurico Pereira e Paulo Bigolin

Em seguida, o candidato a prefeito Carlos Eurico Pereira e o vice, Paulo Bigolin, do Partido Novo, destacaram uma ideia de governo focada em promover uma parceria e diálogo permanente com o serviço público. Salientaram que desejam fazer uma gestão técnica com pessoas especializadas em cargos públicos. Frisaram que irão trabalhar a gestão pública visando otimizar os recursos de acordo com a lei. Sobre o plano de saúde, Pereira disse ser simpático à pauta, mas que sua principal proposta é melhorar o sistema único de saúde no município para atender a todos.

Frederico de Barros e Manu Mantovani  

O candidato a prefeito Frederico de Barros (PT) e a vice, Manu Mantovani (PCdoB), da coligação Santa Cruz da Gente, frisaram que a aprovação do corte dos vales dos servidores em 2018 na Câmara de Vereadores gerou indignação e foi uma medida que penaliza principalmente as mulheres servidoras. Frisaram o compromisso de rever a lei com diálogo junto ao sindicato.  Destacaram melhores condições de trabalho e estrutura da máquina pública, sendo uma medida necessária. Sobre os adicionais de insalubridade, periculosidade e risco de vida, salientaram ser inadmissível o servidor não ter o benefício e que os servidores são seres humanos que precisam ter uma carga horária e remuneração digna. Outro compromisso é democratizar a educação pública municipal por meio de eleição, principalmente nas Emeis, com a participação da comunidade escolar e de servidores da área. Compromisso de proporcionar formação e qualificação sem comprometer o horário de folga e descanso dos servidores. Defendem a luta de todos os trabalhadores que é permanente, sempre ao lado do sindicato. O candidato a prefeito Frederico de Barros pediu desculpas pelos vereadores do partido que votaram a favor da aprovação do corte dos vales, salientando que essa manifestação foi dos vereadores e não representa a decisão do partido sobre o projeto. Salientou a importância da luta sindical e frisou que terá dialogo permanente com o sindicato. Sobre o reajuste salarial, destacou realizar de acordo com a inflação e contemplando uma reposição salarial adequada e o plano de carreira com valorização aos funcionários.

Helena Hermany e Elstor Desbessell

Quarta a se manifestar, a candidata a prefeita Helena Hermany (Progressistas) e o vice, Elstor Desbessell (PL), da Coligação Santa Cruz Seguindo em Frente, frisaram que estão abertos ao diálogo com os servidores públicos em assembleia com todos os funcionários públicos. A candidata confirmou que o vice-prefeito será a voz dos servidores no Executivo por ser servidor há mais de 30 anos. Confirmou que irá instituir o plano de saúde com o IPÊ para os servidores em conjunto com o sindicato. Sobre a lei do vale–alimentação, confirmou que irá fazer uma reavaliação da lei e ver o que precisa mudar. Destacaram que irão ouvir e dialogar para encontrar soluções para as demandas do sindicato.

Irton Marx e Walter Couto

O candidato a prefeito, Irton Marx, e o vice, Walter Couto, do Solidariedade, salientaram a importância de se avaliar a situação financeira do município. Sobre o vale-alimentação, destacou que já estava instituído como direito para o funcionalismo público e frisou que irá apurar a realidade e lutar para manter o benefício. Sobre o piso nacional do magistério, sugeriu que se institua uma lei municipal que obrigue os prefeitos a continuar com o pagamento. Sobre reposições salariais, destacou que é preciso atender as leis. Sobre o plano de carreira, frisou que precisa ser estudado e melhor estruturado. Frisou que estará aberto ao diálogo para ouvir as demandas da categoria e destacou como meta manter o salário em dia do funcionalismo.

Jaqueline Marques e Ido Dupont

A candidata a prefeita, Jaqueline Marques (PSD) e o vice, Ido Dupont (PSD), da coligação Inova Santa Cruz,  iniciaram falando sobre os adicionais de insalubridade e periculosidade, onde a candidata informou que eles não estão previstos no estatuto do servidor porque houve uma mudança no regime estatutário em 1999 e confirmou  ser possível realizar um estudo e uma avaliação sobre a possibilidade de incluir estes itens no estatuto. Sobre o risco de vida, frisou ser possível avaliar o tema para seguir avançando. Sobre a revogação da lei que extinguiu o vale-alimentação, Jaqueline Marques frisou que o assunto foi debatido pelos servidores e feito devido a um apontamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Confirmou que se o apontamento for modificado pelo TCE que a situação seja revista. Sobre a reposição das perdas salariais dos servidores, ela frisou que se deram antes de 2012 e que o atual governo pagou o reajuste de acordo com a inflação todos os anos. Sobre as reposições do vale-alimentação e quadro-geral, destacou que o atual governo realizou acima da inflação. A candidata firmou o compromisso de realizar o reajuste de acordo com a inflação conforme a previsão orçamentária para diminuir a reposição das perdas.  Sobre o plano de saúde, Jaqueline frisou que pode avaliar e destacou ter um projeto chamado Casa do Servidor que será um espaço somente para atender a saúde do servidor público que funcionará a partir de janeiro. Sobre melhorias na estrutura pública, frisou que defende um ambiente agradável de trabalho para os servidores. Destacou que o atual governo valoriza os servidores públicos com diminuição de CC’s e aumento de FGs. Sobre a sede do Sinfum, a candidata confirmou que este é um compromisso assumido pelo governo e que pretende criar duas categorias para o servidor avançar. Ao finalizar, destacou que irá avaliar as demandas para continuar avançando com diálogo e continuar valorizando o servidor.

Mathias Bertram e Cesar Cechinato

O candidato a prefeito, Mathias Bertram e o vice Cesar Cechinato, destacaram que o diálogo será permanente com os servidores. Sobre a lei dos vales, destacaram que devido a uma minoria, se cometeu uma injustiça com todos os servidores. Frisaram que a gestão será com base em recursos humanos, financeiros e materiais. Destacaram que servidores serão parceiros para construir o governo, e salientaram a diminuição da máquina pública e diminuição de CC’s para ter recursos e melhorar a situação dos servidores. Adiantaram que não costumam fazer promessas e querem tratar o servidor como um todo e encontrar o que é prioridade para atender em curto prazo. Sobre a sede da Sinfum, a dupla adiantou que é uma pauta resolvida, sendo compromisso assumido com os servidores. Sobre o vale-alimentação, disseram que pagam para os colaboradores das empresas, salientando que isso é ético e moral, sendo um acréscimo ao salário. A intenção é retornar com o vale-alimentação. Sobre o plano de saúde, ambos destacaram que assumem compromisso de negociar com o Estado para incluir o IPE para os servidores municipais. Sobre outras reinvindicações da categoria, destacaram que passam por legalidade e que irão avaliar cada assunto com diálogo para encontrar as soluções. Sobre plano de carreira, especialistas irão avaliar a demanda de cada área.