Início Geral “Queremos voltar a trabalhar”, diz representante do setor de eventos

“Queremos voltar a trabalhar”, diz representante do setor de eventos

Prefeitura de Santa Cruz do Sul publicou decreto flexibilizando o setor

Ricardo Gais
[email protected]

Kátia: “Queremos voltar a ter renda”. Fotos: Riovale Jornal

Voltar ao trabalho. Este é o pedido dos profissionais do setor de eventos de Santa Cruz do Sul. Como forma de sensibilizar o poder público, uma manifestação com cerca de 50 pessoas foi realizada em frente à Câmara de Vereadores na terça-feira, 13, com mesas, cadeiras, painel de festa, estrutura de dj e brinquedo inflável. O objetivo foi demonstrar como serão realizados os eventos cumprindo os protocolos de higiene do Estado e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com Kátia Letícia Hermes, representante do setor, o ato visa chamar a atenção do poder público para flexibilização e retorno das atividades. “Estamos à mercê nesse momento tão difícil e querendo voltar a trabalhar. Temos contas a pagar, famílias para sustentar e nosso setor gera renda na econômica local e nacional e estamos precisando urgentemente voltar à ativa”, disse. Kátia lembra que todos os protocolos de higiene serão seguidos e cumpridos. “Estamos pedindo que liberem o nosso serviço, pois fazemos parte de um grupo gigantesco com 56 diferentes tipos de empresas que movimentam todo o comercio, seja ele com a locação de roupas, hotelaria, restaurantes, fotógrafos, cerimonialistas, entre outros”, pontuou.

O setor já está há cerca de sete meses inativo e com isso, prejuízos e dívidas estão surgindo, conforme conta Maurício Severo Brito, proprietário de um espaço de eventos. Segundo Brito, o aluguel do prédio é cerca de R$ 6 mil por mês e ele já teve que vender seu carro para custear as despesas. “Vemos outros setores flexibilizados e queremos voltar com nosso trabalho também”, pontuou.

Manifestação contou com Dj, mesas, cadeiras, painel e brinquedo inflável.

Kátia salienta que o setor não quer “esmolas” do governo e sim voltar a trabalhar. “Já tivemos exemplos claros de eventos na Serra Gaúcha e na capital, inclusive com a participação do Governo do Estado. Seguindo todos os protocolos é possível sim voltar as atividades”, desabafou.

Representantes do setor participaram da sessão da câmara na parte da manhã solicitando que o governo libere os alvarás para que sejam retomadas as atividades.  “Queremos voltar a ter renda novamente, pois muitas pessoas têm no setor de eventos uma renda a mais para continuar sobrevivendo”, disse Kátia.

Governo do Estado libera eventos de maior porte

No Decreto 55.537, de 9 de outubro de 2020, o Governo do Estado libera a realização de eventos corporativos de maior porte, bem como eventos sociais e culturais, mas com o público sentado. A liberação ocorre em municípios que se localizam em regiões com bandeira laranja (risco epidemiológico médio) ou amarela (risco epidemiológico baixo) há pelo menos duas semanas consecutivas.


Os eventos realizados em locais como teatros, casas de shows, circos, casas de espetáculos e os eventos corporativos como feiras, exposições e seminários, congressos, convenções, simpósios e similares, só poderão ser realizados nas cidades que já autorizaram o retorno das atividades presenciais em instituições de ensino nos níveis já liberados e que retomaram as aulas nas escolas infantis municipais. O critério tem como intuito estabelecer uma escala de prioridades para o retorno de atividades.

Prefeitura publica novo decreto

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul publicou nessa quarta-feira, 14, novo decreto adequando as regras para realização de eventos e reabertura de cinemas às normas do Estado. O documento também dispensa o uso de luvas em bufês, assim como previsto pelo regramento estadual. As novas regras entraram em vigor nessa quarta. No documento também constam todas normativas de distanciamento e medidas sanitárias que devem ser cumpridas pelos setores.

Na terça, 13, o secretário Municipal de Administração e Transparência, Eduardo Wisniewski, recebeu no salão nobre do Palacinho, uma comissão de empresários e apoiadores em manifestação por maior flexibilização nas regras para realização de festas e outros eventos de caráter social no Município. Após uma manifestação pacífica defronte ao prédio, o diálogo com representantes do grupo transcorreu de forma pacífica e durou cerca de meia hora.