Início Meio Ambiente Canudos de plástico serão proibidos a partir de setembro em Santa Cruz

Canudos de plástico serão proibidos a partir de setembro em Santa Cruz

Projeto foi sancionado em outubro de 2018 pelo Prefeito Telmo Kirst

Ricardo Gais
[email protected]

Será proibida a comercialização e a utilização de canudos de plástico no município – Ricardo Gais

A partir do próximo mês os estabelecimentos que fazem o uso do canudo de plástico em Santa Cruz do Sul terão que se adaptar há uma nova realidade e bani-los de seus bares, restaurantes, quiosques, hotéis, ambulantes e similares. Isso porque a lei Nº 8.050, de autoria do vereador Hildo Ney Caspary (PP), que já está em vigor, começará a ser fiscalizada a partir do dia 23 de setembro de 2020.

A lei foi aprovada com apenas um voto contrário na Câmara de Vereadores e foi sancionada pelo prefeito Telmo Kirst em 4 de outubro de 2018, que decretou a proibição da comercialização e a utilização de canudos de plástico – exceto os biodegradáveis – nos estabelecimentos comerciais do município. No entanto, mesmo com a Lei em vigor, foi estabelecido um prazo de 720 dias, contados da data da publicação da Lei, para que os estabelecimentos se adaptassem a essa nova realidade.

O descumprimento da Lei ocasionará em penalidades como advertência e intimação para regularizar a situação, multa no valor de uma Unidade Padrão Monetária (UPM) – R$ 326,30 e em caso de nova reincidência, será cobrado multa no valor de duas UPM’s – R$ 652,60.

Hildo Ney justificou o projeto como sendo mais uma forma de preservação do meio ambiente. “Santa Cruz tem que contribuir com o que deve ser feito para ajudar o ecossistema, pois os oceanos serão as prováveis fontes de proteína animal para as gerações futuras e esse material que se torna lixo é levado até o oceano, deixando-o poluído e matando os animais que vivem no mar”, explicou.

Cleber Grutzmann, dono de um estabelecimento no Centro de Santa Cruz, acha que o projeto é totalmente válido, já que será para ajudar a natureza. “Já estamos fazendo o uso dos canudos biodegradáveis, mas ainda temos alguns de plástico, porém já estão acabando”, disse.

O vereador também destaca que esse é um pequeno passo, pois já se deveria estar fazendo o uso também das sacolas e copos biodegradáveis. “A proibição do canudinho plástico é o primeiro passo. Temos que parar de pensar contra a nossa natureza”, disse.