Início Saúde Semana Mundial do Aleitamento Materno

Semana Mundial do Aleitamento Materno

Entenda os benefícios da amamentação

Os benefícios da amamentação alcançam não só a mãe e o bebê, mas também, a sociedade e todo o planeta – Fernando Frazão

Com o tema “Apoie a amamentação: proteger o futuro é um papel de todos”, o Ministério da Saúde lançou nessa terça-feira, 4, uma campanha de incentivo à amamentação.

A campanha marca a Semana Mundial do Aleitamento Materno 2020, que ocorre na primeira semana de agosto, em mais de 150 países.

O objetivo é mostrar que os benefícios da amamentação alcançam não só a mãe e o bebê, mas também, a sociedade e todo o planeta.

A amamentação reduz em até 13% a mortalidade de crianças menores de 5 anos e diminui o risco de a mulher desenvolver câncer de mama em 6%.

Especialistas garantem que crianças amamentadas têm menos alergias, infecções, diarreias, doenças respiratórias e otites. As chances de desenvolver obesidade e diabetes tipo 2 são menores, e elas possuem melhor desempenho em testes de inteligência. Quando adultas são mais saudáveis e produtivas.

De acordo com o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani) do Ministério da Saúde, 53% das crianças menores de cinco anos no Brasil são amamentadas no primeiro ano de vida. Entre as menores de seis meses, o índice de amamentação exclusiva é de 45,7%. Já entre as menores de quatro meses, o índice é de 60%.

O estudo, feito em parceria com a Fiocruz e com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), avaliou cerca de 14,5 mil crianças brasileiras de 0 a cinco anos entre fevereiro de 2019 e março de 2020. (Com informações Rádio Agência Nacional)