Com o objetivo de capacitar jovens, buscando facilitar sua inserção no mercado de trabalho, o Projeto Pupilo encerra nesta semana mais uma edição. O encerramento das atividades da 5ª edição ocorreu nesta quarta-feira, dia 21 de novembro. Já a formatura dos estagiários está marcada para ocorrer no dia 27 de novembro, na Adunisc.
A iniciativa da empresa Pioneer Sementes, em parceira com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e empresa Prato Feito, visa capacitar jovens com idades entre 16 e 24 anos para a inserção no mercado de trabalho, oferecendo-lhes instruções em serviços administrativos e cuidados com a adoção de hábitos saudáveis em relação à saúde.
Os 20 jovens participantes do Projeto, estudantes do 3º ano do Ensino Médio em escolas públicas da cidade, estão divididos nas três empresas parceiras. Na Unisc são quatro estagiárias que desenvolvem atividades no período da tarde, no Centro de Línguas, na Central Analítica, no Núcleo de Arte e Cultura e no Centro de Educação Profissional da Unisc (Cepru). A capacitação dos jovens tem duração máxima de seis meses, com aulas diárias, no turno inverso da escola. A supervisão é do coordenador de Extensão e Relações Comunitárias, professor Ricardo André Machado .
Desirê Allram
Patrícia Rodrigues: planejamento para o futuro
Para a estagiária do Projeto, no Centro de Línguas da Unisc, Patrícia Rodrigues, a capacitação está sendo importante no seu planejamento para o futuro. “Conheci o Projeto através de uma divulgação na minha escola. Fiz a inscrição e fui selecionada para participar. Todo o curso nos qualificou ainda mais para o mercado de trabalho. Agora estou mais segura para alcançar meus objetivos. Um deles é cursar Produção em Mídia Audiovisual”, salienta.
Desirê Allram
Lucimara Almeida: chances de atuar no mercado de trabalho
A estudante Lucimara Luciane de Almeida, que pretende cursar administração, destaca que a qualificação amplia as chances de atuar no mercado de trabalho. “É muito importante nos qualificarmos, isso melhora nossas chances no mercado de trabalho e nossa autoestima. Ampliamos nossos horizontes, conhecemos pessoas, ampliamos nossa rede de contatos. Sentimos que estamos mais preparados e mais seguros para conquistar nossos sonhos”, enfatiza.
As atividades desenvolvidas pelos estudantes foram realizadas no período de abril a outubro na Pionner, onde foram ministradas aulas teóricas, de disciplinas administrativas, como secretariado, contabilidade, marketing, vendas, logística, informática, empreendedorismo.














