Início Política Carlão assume como prefeito de Santa Cruz do Sul

Carlão assume como prefeito de Santa Cruz do Sul

Gerson Trevisan irá comandar a Câmara de Vereadores até o final do mandato

Tiago Mairo Garcia
[email protected]

Francisco Carlos Smidt comandará a Prefeitura até o dia 31 de dezembro Foto: Jacson Miguel Stülp

Um momento histórico e único na política de Santa Cruz do Sul. Em sessão extraordinária que foi convocada às pressas na tarde de ontem, 21, a Câmara de Vereadores elegeu o vereador Francisco Carlos Smidt, o Carlão (PSDB), como novo presidente da Câmara e que comandará a prefeitura até o dia 31 de dezembro. Também foi eleito o vereador Gerson Trevisan como novo vice-presidente da mesa diretora que substituirá o presidente eleito e assumirá o comando do Legislativo até o final do mandato.

Com a renúncia de Helena Hermany ao cargo de vice-prefeita na última quinta, 17, caberia ao presidente da Câmara de Vereadores assumir o Executivo, conforme a Lei Orgânica do Município. Primeiro na linha sucessória, o vereador, Elstor Desbessell renunciou ao cargo de presidente do Legislativo na manhã de ontem, 21, após receber o comunicado oficial da morte do prefeito Telmo Kirst feito pela procuradora-geral do município, Trícia Schaidhauer. Com a renúncia de Desbessell, coube ao vice-presidente da mesa diretora, Francisco Carlos Smidt, convocar uma sessão extraordinária para os vereadores escolherem, em eleição indireta, o novo presidente do Legislativo.

Para concorrer no pleito, os vereadores Francisco Carlos Smidt e Gerson Trevisan também renunciaram aos postos de vice-presidente e 1º secretário da atual mesa diretora. Coube ao 2º secretário da atual mesa diretoria, vereador Luis Ruas (PSD) ser o presidente da Câmara para comandar a sessão e o vereador Alberto Heck (PT) indicado para atuar como 1º secretário e realizar a leitura dos ofícios.

Os vereadores Francisco Carlos Smidt (PSDB) e o líder do governo, Licério Agnes (PSD) foram os dois vereadores que concorreram ao cargo de presidente da mesa diretora, com vitória de Carlão por 11 votos a seis. Com a vitória, Carlão se licenciou da Câmara e comandará o Executivo até o dia 31 de dezembro. Após a sessão extraordinária, ele assinou a sua posse como prefeito de Santa Cruz do Sul. Único nome disponível para concorrer como vice-presidente da Câmara, Gerson Trevisan foi eleito por unanimidade. Com a ida de Carlão ao Palacinho, Trevisan comandará as atividades do Legislativo até o final do atual mandato.

Comunidade será atendida com qualidade

Em sua primeira manifestação para a imprensa como prefeito de Santa Cruz, Francisco Carlos Smidt destacou que irá se reunir com os secretários municipais na manhã desta terça, 22, para dar andamento aos trabalhos da Prefeitura. “A população será atendida com muita qualidade e vamos nos dedicar de corpo e alma em prol desta comunidade que é um exemplo para todos nós”. Carlão confirmou que não pretende realizar mudanças na equipe de governo em razão do pouco tempo à frente do governo, mas que irá dar celeridade aos projetos que restam para encerrar o atual governo. “Uma das prioridades é enviar a Lei Orçamentária Anual (LOA) à Câmara para que a prefeita eleita, Helena Hermany, tenha o orçamento aprovado, e fechar o ano no positivo, que sempre foi uma questão de honra do prefeito Telmo”, destacou. Carlão frisou que também irá analisar os projetos do IPTU e da correção dos servidores públicos municipais. “As decisões serão tomadas com responsabilidade e embasadas na legalidade, sem deixar de olhar as pessoas”, frisou.

Sobre o fato de ser prefeito, Carlão frisou que não desejava assumir nesta situação inusitada, mas salientou que assume com o desejo de realizar um trabalho em equipe nos próximos dias. Após a sessão extraordinária, o novo prefeito participou de uma reunião no Palacinho com a equipe de transição e confirmou que irá dar celeridade aos projetos pendentes para fechar o exercício financeiro.