Início Cultura Casa das Artes Regina Simonis recebe exposição de fotografias

Casa das Artes Regina Simonis recebe exposição de fotografias

Artista visual Tatiane Ertel

A partir deste sábado, 11, às 10h30, Tatiane Ertel, artista premiada internacionalmente e que foi selecionada para exposição em Barcelona, na Espanha, realiza a abertura da sessão de fotos “Fios D’Alma” na Casa das Artes Regina Simonis para convidados. A exposição estará disponível para visitação do público a partir desta segunda-feira, 13, até 11 de julho.


A mostra é uma série fotográfica que retrata a força, a profundidade, a fé, a simplicidade e o brilho de meninas haitianas que foram com suas famílias para o Vale do Taquari. Os retratos foram feitos nos pátios de suas casas. Cada encontro foi marcado por brincadeiras e criatividade, resultando em um trabalho de cocriação junto a elas, de modo que pudessem se expressar através da confecção improvisada de seus próprios figurinos, aliados a elementos encontrados a sua volta naquele momento.


“Após ser provocada pelo que parecia ser uma trama de fios, fui instigada a pensar de que modo poderia despertar um movimento de demorar-se o olhar no momento de contemplar a criação, e do meu próprio fazer. Foi a partir disso, que cheguei à ideia de bordar sobre as fotografias”, explica Tatiane.


A exposição é um convite para desacelerar, dar-se tempo, conectar-se consigo, com o outro e ao divino. “Especialmente em tempos em que estamos sempre correndo contra o tempo, em que tudo enxergamos, mas quase nada vemos, em que muito ouvimos, mas pouco escutamos”, reflete a artista.


Assim como alguns detalhes bordados só são percebidos ao deleitar-se com esmero e sem pressa, nas relações humanas há riqueza de detalhes que somente são notados quando se aproxima do outro pacientemente, com dedicação desprovida de julgamentos e interesses. As fotografias foram impressas por sublimação em tecido dublado e, após, bordadas à mão por duas outras mulheres.

SOBRE A ARTISTA

Tatiane Ertel é artista visual, formada pela Ufrgs. Natural de Poço das Antas, atualmente reside em Estrela. Tem seu trabalho reconhecido nacionalmente e internacionalmente, tendo sido premiada diversas vezes em concursos da National Geographic, entre outros. Já expôs seu trabalho em galerias de Paris, Grécia, Barcelona, Costa Rica.