Início Geral Casa das Artes Regina Simonis recebe primeira exposição do ano

Casa das Artes Regina Simonis recebe primeira exposição do ano

Local terá acervo colecionado por família de Porto Alegre

Ricardo Gais
[email protected]

Fotos: Rolf Steinhaus

A primeira exposição na Casa das Artes Regina Simonis terá início na noite desta sexta-feira, 15, para convidados e será aberta ao público em geral no sábado, 16. Denominada de “Da Loucura à Lucidez”, as obras expostas possuem um conceito que mexem com o imaginário do público e ao longo da exposição, conforme o visitante vai apreciando, o conceito vai suavizando ao encontro de obras em estilo clássico e romântico.

Conforme o idealizador da exposição, Danúbio Zitzmann, o acervo é de um casal que ao longo da vida colecionou os objetos em sua residência, em Porto Alegre, e que pela primeira vez, as obras se tornam públicas. “O acervo pertence ao casal Guerda e Paulo Pinho (IM) e eles tiveram muito amor, carinho e cuidado com essas obras”, disse.



O acesso às obras foi através do sobrinho Augusto Becker Jucá e sua família, que permitiram a experiência de realizar a exposição. “Quando essas obras vieram ao meu conhecimento, fizemos a proposta de criar a amostra com o material e eles aceitaram”, disse Danúbio.

Boa parte dos objetos estarão à venda no local. “São obras de bastante relevância a nível estadual, como o Piá Laçador”, sublinhou o idealizador. Ele também pontua que o nome da exposição se deu após ele analisar a obra ‘Brito Velho’ surgindo assim o nome da exposição que envolve loucura à lucidez. “A exposição inicia com artes que parecem uma loucura, mas elas têm um conceito, significado e tu vai suavizando até terminar numa coisa extremante clássica e romântica”, enfatizou. As obras terão anexadas um QR Code, no qual o público poderá acessar pelo celular e conferir um breve histórico do artista e valor das peças.

A exposição será aberta ao público neste sábado, das 10h às 14h, e segue até o dia 27 de fevereiro. Durante a semana, o horário para visitação é de terça a sexta-feira, das 10h às 17h. A Casa das Artes Regina Simonis fica na Rua Marechal Floriano, 651. Todas as medidas de prevenção à Covid-19 serão seguidas e todos devem fazer o uso da máscara.