Início Geral Casal na vida e na gastronomia

Casal na vida e na gastronomia

Pedro Demétrio e Ana Elisa Passos – foto Divulgação

A data mais romântica do ano chegou e o casal Ana Elisa Passos e Pedro Demétrio já está há tempos preparando o jantar para comemorar o Dia dos Namorados. Aliás, o jantar deles e de outros casais, pois ambos são experts em culinária e trabalham juntos na gastronomia. Ana Elisa, além de chef é docente no Senac Santa Cruz do Sul e tem, junto com o chef Pedro, a empresa Caramelize. Trabalhar com o marido é considerado positivo. “É sempre muito bom trabalhar junto a alguém que você ama, mas é importante em alguns momentos conseguir separar o relacionamento afetivo das nossas opiniões e atitudes para tudo dar certo”, comenta Ana.  

A docente do Senac Santa Cruz conta que ela e o marido pensam no negócio sempre em conjunto. “Temos experiências profissionais bem diferentes e acredito que assim somos mais assertivos. Na produção, nos dividimos conforme disponibilidade de horários de cada um, pois nós dois trabalhamos paralelamente em outros ofícios e também valorizamos sempre as preferências e habilidades pessoais para divisão de tarefas”, explica.  
 

O casal é carioca, mas vive no Rio Grande do Sul desde 2015. “Mesmo morando na mesma cidade e bairro a vida inteira, em Niterói-RJ e termos estudado por anos no mesmo colégio, só fomos nos conhecer na cozinha. Um tempo depois ao trabalharmos juntos em um resort, onde também residíamos, percebemos a vontade mútua de viver em uma cidade mais tranquila e ter mais qualidade de vida, assim viemos para Santa Cruz do Sul”, conta Ana.  
 

Para a chef Ana, a gastronomia é uma paixão. “Eu trabalhava como arquiteta em 2009, quando decidi fazer meu primeiro curso de cozinheiro, no Senac onde residia, e assim me encontrei! Comecei uma jornada de cursos no país e no exterior, junto com experiências de trabalho diversificadas. Nunca tive tanta vontade na vida de aprender sobre algo como acontece com a gastronomia”, relata.  E para o futuro, o plano prevê o crescimento da empresa Caramelize e o investimento na carreira acadêmica. “Também me descobri muito feliz como docente de Gastronomia no Senac Santa Cruz do Sul, onde tenho a oportunidade diária de compartilhar e aprender muito. Sou pós-graduada em Gastronomia, e começo a vislumbrar um mestrado na área, pois a vida acadêmica me conquistou também”, afirma.  

Quanto a empreender com o marido, Ana considera ainda uma experiência nova. “Ainda estamos no início desse aprendizado, mas o sonho de termos um negócio de sucesso em gastronomia com a nossa cara existe desde que casamos e acredito que estamos no caminho certo. Percebo que é necessário estudar muito, planejar junto, agir junto e aprender com os erros e acertos. Como somos dois apaixonados, também pela gastronomia (risos), o amor é um alicerce para enfrentar os desafios do dia a dia”, finaliza a chef que ainda conta o cardápio do jantar do Dia dos Namorados que ela e o marido vão preparar juntos: “Bruschettas de entrada, massa ao molho cremoso de salmão defumado de prato principal e mousse de chocolate de sobremesa”.