Início Geral Casas sobre rodas lotam o parque

Casas sobre rodas lotam o parque

Encontro do Rancho Móvel reúne cerca de 90 motorhomes e vans em Santa Cruz desde terça-feira até este domingo

Fotos: Luciana Mandler
Motorhomes e vans lotam as dependências do Parque da Oktoberfest desde terça-feira

Luciana Mandler
[email protected]

Cinara Padilha reside em Porto Alegre, mas nesta semana a morada dela é em Santa Cruz do Sul, ao lado do marido e da cocota, no seu motorhome. A visita à terra da Oktoberfest se deve à 21ª edição da Olimpíada do Rancho Móvel. Desde a manhã de quarta-feira, 27, a porto-alegrense está instalada no Parque da Oktoberfest, onde o evento é sediado até este domingo, 31. A amiga Valdeti Silva também veio, acompanhada do marido.

Quarteto se uniu pela paixão ao carteado


Além de participar do encontro, Cinara aproveita para visitar a cidade. “Há muitos anos venho para cá. Adoramos Santa Cruz”, revela. “E aqui no parque é bom de ficar, pois é perto de tudo. Podemos ir caminhando até o centro, há mercado pertinho e ainda de quebra aproveitamos para nos exercitar, dando uma caminhada. Aqui, também percebemos muita segurança no parque.”
A participação do casal nos encontros de motorhomes começou logo após compra da casa sobre rodas. Cinara conta que foi quando a filha Desirée, de 34 anos, tinha nove meses que a família investiu no veículo e sempre que possível eles vão a diferentes localidades. Desirée, inclusive, viaja junto quando pode.

As amigas porto-alegrenses Cinara e Valdeti


Dentre as andanças, para a porto-alegrense, um dos momentos mais marcantes foi no show da Ivete Sangalo na Oktoberfest de Santa Cruz em 2017. “Muito bom. Veio um pessoal do Paraguai, nos reunimos com amigos daqui. Na hora do show, ainda começou a chover. Foi inesquecível”, sublinha.

JOGO DE CARTAS

O grupo de amigos formado por Lisane Squeff, Carlos Emílio Ornelius (ambos de Porto Alegre), Sirlei Reis (de Lajeado) e Haslei Machado Fernandes (de Xangri-Lá) voltou a se encontrar nesta semana. Participantes ativos dos encontros de motorhomes, estão em mais um evento do gênero em Santa Cruz. A união do quarteto se deu por meio da paixão pelo jogo de cartas, mais especificamente a canastra.


Na tarde de quinta-feira, 28, o grupo aproveitou a tarde nublada e chuvosa para treinar o carteado, pois neste fim de semana participam do torneio de canastra. Por fazerem parte da Associação Gaúcha de Proprietários de Veículos de Recreação, praticamente todos os meses pegam a estrada em seus motorhomes.


As histórias são inúmeras e o melhor é poder reencontrar os velhos amigos, tomar um bom chimarrão, jogar cartas e dar boas risadas. A turma quer aproveitar ao máximo a estadia em Santa Cruz. Haslei tem 80 anos e conta que há 26 decidiu, ao lado da esposa Edira Mendes Fernandes, por morar na casa sobre rodas. “Depois de criar os filhos, optamos por esse estilo de vida. Viajamos, curtimos. Não fizemos nada com pressa”, comenta.

RANCHO MÓVEL

O Encontro do Rancho Móvel reúne cerca de 90 motorhomes e vans, e a programação agita o Parque da Oktoberfest. No sábado, 30, o ponto alto é a 21ª Olimpíada do Rancho Móvel, com torneios de canastra, bocha, sinuca, futsal e voleibol durante o dia, e jantar-baile à noite. Uma campanha da Associação Gaúcha de Proprietários de Veículos de Recreação arrecada alimentos, que serão destinados à Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte.