Início Sem categoria Certificado Nacional de Vacinação contra Covid está disponível

Certificado Nacional de Vacinação contra Covid está disponível

Documento não é obrigatório no Brasil, mas comprovante já é indispensável em alguns países

Ricardo Gais
[email protected]

Documento pode ser emitido pelo aplicativo Conecte SUS. – Foto: Agência Brasil

O nosso “novo normal” parece que não será parecido como antes da pandemia de Covid-19, isso porque muitas regras, medidas de higiene e formas de socializar serão regradas, pelo menos nos próximos anos ou até que o vírus do coronavírus esteja praticamente controlado.

Uma das novas soluções pós-pandemia, que está sendo adotada por países responsáveis e que se preocupam em conter as novas variantes, é de o cidadão apresentar um Certificado Nacional de Vacinação especificamente contra o coronavírus. Como em cidades da Europa e Estados Unidos, onde o porte desse documento é exigido para acessar um show, cinema ou restaurante, no Brasil ainda não é obrigatório em nenhum lugar. Mas o cidadão brasileiro que quer ter o seu certificado já pode obtê-lo.

O documento está disponível para aqueles que já completaram o esquema vacinal contra Covid-19, seja com imunizante de uma ou de duas doses. A cópia é emitida pelo Ministério da Saúde de forma eletrônica, por meio do site e do aplicativo do sistema Conecte SUS.

No Brasil, o documento serve como comprovação legal de conclusão do esquema vacinal e pode ser útil, por exemplo, para pessoas que planejam ir a países que permitem a entrada de brasileiros mediante apresentação de comprovante de vacinação.

Conforme o Ministério da Saúde, o certificado não tem validade internacional, ou seja, fica a critério de cada localidade decidir sobre sua aceitação. A pasta orienta que quem pretende viajar para fora do Brasil deve consultar as informações mais atualizadas junto à embaixada do País que pretende visitar.

Neste início da retomada das viagens internacionais e liberações comerciais no exterior, as regas parecem confusas para quem planeja alguma viagem. A Suíça e a França, por exemplo, foram uns dos poucos países que anunciaram, recentemente, a abertura das fronteiras para brasileiros vacinados. Outros países da Europa possuem diferentes tipos de restrições. Os Estados Unidos, por sua vez, já anunciaram que não devem exigir imunização contra Covid-19 para entrada no País, embora algumas cidades norte-americanas estão começando a exigir o comprovante de vacinação e mantendo restrições a brasileiros com base em outros critérios sanitários.

Como emitir seu Certificado

O Ministério da Saúde explica que para emitir o Certificado Nacional de Vacinação é necessário acessar o site ou o aplicativo Conecte SUS, que pode ser baixado no sistema Android ou iOS.

Para ter acesso ao Conecte SUS é necessário ter um login na plataforma Gov.br – portal de serviços digitais do governo federal. Quem ainda não se cadastrou pode fazer na hora.

Feito o login, ao clicar no ícone “Cidadão”, a pessoa terá acesso a uma série de serviços, incluindo o histórico de utilização do SUS. Na opção do menu “Vacinas”, deve constar as doses contra Covid-19 que foram tomadas.

Para emitir o documento, deve-se marcar a opção “Certificado de Vacinação”. O sistema fornecerá então um código de 16 dígitos e um QR Code para validação do documento, que poderá ser baixado em formato PDF em três línguas: português, inglês e espanhol.

No aplicativo Conecte SUS, o procedimento é similar. Uma vez instalado no celular e feito o login por meio do cadastro na plataforma Gov.br, o usuário deve clicar na opção “Vacinas”, que estará na página inicial. Deve-se então selecionar vacina contra Covid-19 e a opção “Certificado de Vacinação”. O aplicativo oferece também a opção de baixar uma versão em PDF do comprovante. (Com informações de Agência Brasil)