Início Esportes Ciclismo: Pedalar faz bem. Com certeza

Ciclismo: Pedalar faz bem. Com certeza

Diego Dettenborn – [email protected]

Já pensou em pedalar todos os dias? Ir e vir do trabalho, ir ao mercado, fazer compras. Analisando a situação, logo são notáveis os inúmeros benefícios que o simples fato de trocar o carro pela bicicleta pode trazer. Além de fazer bem ao corpo e à mente, desafogar as ruas também está na lista de benefícios desta prática. Uma das grandes preocupações da sociedade hoje em dia, e também um dos maiores problemas vividos no mundo atual é o acúmulo de veículos nas ruas, nas grandes cidades e, sobretudo, os conflitos, a perda de autonomia e o caos causado pelo aumento desproporcional de veículos nas ruas.
Em termos de saúde, o ciclismo é uma atividade rítmica e cíclica, ideal para desenvolvimento dos sistemas de energia aeróbico e anaeróbico, dependendo do tipo de treinamento aplicado. Desenvolve o sistema cardiovascular dos praticantes, sendo ainda indicado por médicos especialistas como ótimo exercício para queima de gordura corporal e desenvolvimento de resistência de força muscular de pernas, em treinamentos.
A decisão de caminhar, praticar ciclismo ou realizar outro esporte/desporto deve ser acompanhada de uma série de cuidados, com o objetivo de preservar nossa saúde e aproveitar ao máximo os resultados que podem ser obtidos. Deve dar-se preferência para o período vespertino (ao final da tarde), principalmente os portadores de cardiopatias, diabéticos e hipertensos. Porém, quando se mantém um horário fixo, nosso organismo se adapta melhor. É de fundamental importância que a pessoa cardíaca consulte seu médico para verificar se pode exercitar-se sem riscos. Um instrumento importante é o relógio, que vai medir a duração da sessão de caminhada ou da bicicleta. Um reprodutor portátil de música pode ser interessante, na medida em que realizar exercício com música ajuda a relaxar. O aquecimento é importante. Devem fazer-se alongamentos durante 10 minutos antes e após a atividade física. Alimentar-se com uma fruta ou suco/sumo (não mais que 200 ml), 30 minutos antes, durante e logo após o exercício. Ingerir água filtrada somente em pequenas quantidades. Procurar um local com aclives e declives suaves (quanto mais plano melhor). No caso da bicicleta, os aclives são desejáveis para momentos de se pedalar em pé. Outro cuidado interessante e imprescindível é evitar sol forte e/ou frio intenso.
 

Divulgação

 

Passeios em grupo podem ser uma opção

 

 

Santa Cruz do Sul figura entre as cidades com maior número de veículos por habitante. Estima-se que aqui a média gire em torno de um veículo para cada quatro habitantes, assim sendo, ficamos atrás apenas de Porto Alegre e Lajeado. A bicicleta, além de trazer muitos benefícios para o corpo e também ajudar na manutenção da saúde, ainda pode ser a responsável pela mudança de comportamento nas ruas e vias. Em alguns países da Europa como Alemanha, Itália e Espanha, a bicicleta é o meio de transporte preferido por até 40% da população. Por lá é comum encontrar empresários, médicos, executivos indo para o trabalho sobre duas rodas. A grande causa nestes países é a sustentabilidade.
O uso da bicicleta como exercício físico é até uma recomendação médica e, segundo eles, o exercício é bom para os músculos inferiores e para o sistema respiratório. Apesar do exercício com bicicleta não ser completo, por não ativar igualmente todos os músculos do corpo, isso pode ser resolvido com ginástica de compensação, para corrigir possíveis atrofiamentos dos músculos menos exigidos. A vantagem de pedalar depende da duração, da intensidade e do terreno. Com este interessante veículo as pessoas vão ao trabalho, à escola, às compras, praticam esportes, enfim, atendem a quase todas as suas necessidades de locomoção. No entanto, este inofensivo veículo pode, de repente, transformar-se em um instrumento ameaçador, quando manejado com insegurança e irresponsabilidade. Portanto, habilidade para conduzir, obediência às normas de trânsito, respeito ao direito dos demais usuários da via pública e responsabilidade social formam a base que sustenta o uso adequado e seguro deste veículo.

 

Ciclovia é o sonho dos amantes da modalidade

Em Santa Cruz do Sul temos um grande número de adeptos do ciclismo. Temos também o grupo Santa Ciclismo que tem como maior objetivo propor vias especiais que contornem os principais aglomerados da cidade. O grupo que conta com dezenas de participantes se reúne semanalmente para a prática do esporte. Para Giovane Faccin, praticante do esporte e participante do grupo Santa Ciclismo, pedalar já faz parte do dia a dia. “Além de gostar de pedalar, o ciclismo já se tornou um hábito. Chega a ser engraçado, mas sinto que às vezes até meu humor fica ruim se eu não pedalar. Geralmente pedalamos duas ou três vezes por semana.” Uma das maiores conquistas para o grupo Santa Ciclismo foi a regulamentação dos documentos que reivindicam a construção de uma ciclovia em Santa Cruz do Sul. Recentemente o grupo entregou ao secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, o documento resultante de um estudo minuncioso para a implantação da via.

 

Divulgação

Grupo Santa Ciclismo reivindica a construção de uma ciclovia em Santa Cruz do Sul
 

 

 

 

Vantagens
 
Os benefícios da construção de uma ciclovia e da prática de esportes na mesma são inúmeros. Veja alguns deles.

Para o governo:

Humaniza e valoriza a imagem da administração
A bicicleta é simpática, leve e tem grande demanda reprimida
É a mais eficiente e barata forma de educar para o trânsito
Fortalece as potencialidades dos locais onde for implantada
Melhora o acesso ao pequeno comércio, melhora condições para pequenos deslocamentos de todos os não motorizados, dente eles cadeirantes, skate, patins e outros
Melhora a qualidade do meio amibente

Para a sociedade:

Reaviva o bairro e a comunidade
Diminui custos previdenciários
Economiza espaço urbano
Diminui veículos nas ruas
Diminui conflitos de trânsito
Melhora todos os índices ambientais

Para o usuário:

Propicia liberdade e autoestima
Excelente para pequenas compras
Estacionar exatamente no local de destino
Modo de transporte de menor custo
É o mais prático meio de transporte para pequenas e médias distâncias
Possibilita fácil integração ao sistema de transporte coletivo
Melhoras significativas no condicionamento físico