Início Saúde Cirurgiões têm trabalhos premiados na área vascular

Cirurgiões têm trabalhos premiados na área vascular

Os cirurgiões vasculares Fábio André Tornquist, Carlos Cezar Leopardo e Edson Gassen, integrantes do Corpo Clínico do Hospital Santa Cruz (HSC), tiveram trabalhos científicos premiados no 12º Congresso Panamericano de Cirurgia Vascular e Endovascular, realizado no Rio de Janeiro. O trabalho intitulado Tratamento cirúrgico da doença carotídea – Resultados e seguimento ficou em segundo lugar na categoria Tema Livre Especial: Best Abstract on Vascular Surgery, Antonio Vieira de Mello, M.D. Award. Também ficou em segundo lugar, na categoria Best E-Poster, o trabalho Revascularização da artéria renal em paciente com nefropatia isquêmica – Relato de caso.
O primeiro trabalho contou também com a participação dos médicos anestesistas Guaraci de Azambuja e Fernando Knapp, do médico cardiologista Cassiano André Nardi e dos acadêmicos do curso de Medicina da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) Ana Lúcia Faccioni, Bruna Gonçalves Almeida e Guilherme Samuel Schwengber. Já o segundo trabalho, além dos cirurgiões vasculares também participaram o médico nefrologista Altemir Spinelli e o médico cardiologista James Fracasso. Na sexta-feira, dia 30, Tornquist doou à biblioteca do HSC o livro Master of Vascular and Endovascular Surgery, oriundo das pesquisas premiadas.
Os trabalhos realizados refletem o apoio e as várias interfaces da cirurgia vascular com diversas  especialidades médicas, profissionais da área de saúde, acadêmicos e instituições. O trabalho sobre o tratamento da lesão aterosclerótica da artéria carótida é fruto da análise dos dados coletados durante um período de 12 anos, em que 220 tratamentos cirúrgicos foram realizados.
“Os resultados imediatos e tardios durante este período se mostraram plenamente comparáveis com a literatura nacional e internacional, que tem como risco aceitável de até 6%, e na série analisada o risco total foi de 3,6%”, explicou Tornquist.  “Estamos orgulhosos com o reconhecimento recebido pela comunidade médica especializada nacional e internacional, mostrando o acerto da conduta seguida e servindo de estímulo inestimável para a busca contínua de melhores resultados”, avaliou.