Início Geral Começa o período da poda programada

Começa o período da poda programada

Somente pessoal da Prefeitura e cadastrados na Semass podem fazer o serviço

De agora até o mês de agosto, está em vigor o calendário da poda programada, com intervenções que vão contemplar a arborização existente nos bairros e no centro de Santa Cruz do Sul. O manejo realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass) envolve exemplares que estejam em conflito com edificações, possuam ramos desvitalizados, atrapalhem o tráfego de pedestres e veículos, ou estejam colidindo com placas e semáforos.


O serviço em maio foi feito no Centro e no Arroio Grande. Em junho, serão atendidos os bairros Independência e Santo Inácio. Já as ruas que não estiverem previstas na programação somente receberão os serviços em caso de iminente risco à vida ou ao patrimônio, atestado pela Defesa Civil. O secretário de Meio Ambiente, Saneamento, Jaques Eisenberger, explicou que as intervenções seguirão rigorosamente o cronograma definido para esta época, devido à fase fisiológica de cicatrização dos vegetais. Diferente dos pomares, onde a poda tem a finalidade de dar regularidade à produção de frutos, no perímetro urbano o propósito é a manutenção da copa em sua forma mais íntegra e natural.


Pelo sistema de rodízio, a cada ano diferentes bairros são contemplados. Eisenberger acrescentou que, ao contrário do que muita gente pensa, a poda é contraindicada em períodos inferiores a três anos. “As árvores não devem ser podadas todos os anos porque isso causa estresse e dificuldade de reposição dos nutrientes”, ressaltou. As podas drásticas também preocupam, pois resultam em graves lesões nas árvores, podendo prejudicar substancialmente o desenvolvimento das plantas, inclusive levando-as à morte. “Infelizmente, ainda temos visto muitas podas radicais em diversos locais. As árvores ficam sem folhas e reduzidas a galhos ou tocos”, apontou.


O secretário garantiu ainda que o serviço realizado pela Prefeitura é modelo – são retirados, no máximo, até 30% da copa original – e que não são mais atendidos casos isolados. Se algum morador que não for contemplado no calendário e mesmo assim queira o serviço, deve contratar uma equipe terceirizada, devidamente cadastrada na Semass. Nesse caso, o transporte dos resíduos vegetais é de responsabilidade do autor, que deverá depositá-los em terreno destinado para este fim, no Parque de Eventos.

Orientações importantes

• Deverão ser podadas apenas árvores com conflitos com rede elétrica, risco de danos ao patrimônio, ramos desvitalizados, atrapalhando o tráfego de pedestres e veículos e colidindo com elementos urbanos (placas, semáforos, janelas, telhados, etc).


• Podas drásticas (mais de 30% da copa) são proibidas. O autor está sujeito a multa de R$ 100,00 a R$ 1 mil por árvore, segundo a Lei 6.447/2012. Na cidade, somente são autorizados a Prefeitura e podadores cadastrados na Semass para o manejo das árvores na calçada.

• Outras informações em www.santacruz.rs.gov.br, Portal do Meio Ambiente (banner lado direito) Arborizacao Publica/Poda Programada, ou pelo telefone (51) 3713-8242.