Início Geral Comunidade comemora o Dia de Santo Inácio

Comunidade comemora o Dia de Santo Inácio

Atividades começaram nessa sexta-feira e prosseguem no sábado e no domingo no pavilhão paroquial

Fotos: José Carlos Ferreira
Festival de cucas, tortas e outros produtos movimentou o salão no primeiro dia

José Carlos Ferreira
[email protected]

Este domingo, 31, é o Dia de Santo Inácio e em Santa Cruz do Sul há comemorações ao divino na comunidade católica e no bairro que levam o mesmo nome dele neste fim de semana. A sexta-feira, 29, já foi de muita movimentação no salão comunitário da Paróquia de Santo Inácio, na Rua Gaspar Silveira Martins, e as atividades têm sequência neste sábado, 30, e no próprio domingo no mesmo local e no templo.


O primeiro dia teve um festival de bolos, cucas, pães, pastéis, rocamboles e tortas desde o meio da manhã até o final da tarde. O grupo de confeiteiras, no entanto, iniciou os trabalhos bem mais cedo, às 3 horas da madrugada, para preparar as massas e aquecer os fornos a lenha. A organização tinha esperança de que sobrassem produtos para continuar as vendas no sábado, mas o movimento só aumentava ao longo da tarde, com tendência de esgotamento dos itens.

Igreja Santo Inácio tem missas neste sábado e no domingo, esta celebrada pelo padre Zeno Rech


Especialista em tortas artísticas, Lúcia Seolin Ghidini era uma das envolvidas na produção e venda dos artigos. Ela preparou 16 tortas. “Fiz sete Marta Rocha e mais algumas com sabores como abacaxi, ameixa, entre outras, que têm uma saída enorme. Uma das tortas vai para sorteio, outra vai para a roda da sorte e outra para vender os números da torta. Todas os produtos que estão aqui são muito saborosos e outros lugares teriam o dobro dos valores que vendemos aqui na comunidade. A gente faz para o pessoal vir aqui comprar mesmo”, explicou a professora de culinária.


As comemorações pelo Dia de Santo Inácio continuam neste sábado com almoço a partir das 11 horas, onde vai haver churrasco, galeto, galinhada e buffet livre. Às 18 horas, tem missa na igreja, com a finalização do tríduo ao padroeiro. Domingo, a celebração ao Santo Inácio começa às 9h30, com o padre Zeno Rech, que comemora os seus 50 anos de sacerdócio. Ao meio-dia, novamente almoço no pavilhão comunitário, com carnes assadas, peixe frito, saladas e sobremesas, e animação da Banda Tropical. Ingresso a R$ 35,00 e reserva na secretaria da Comunidade (Rua Gaspar Silveira Martins, 731) ou pelos telefones (51) 3715 2544 e 99993 9162.