Início Geral Conexão 4Black é realizado pela primeira vez em Santa Cruz

Conexão 4Black é realizado pela primeira vez em Santa Cruz

Foto: Divulgação/RJ
Objetivo é permitir que mais iniciativas, nos mesmos moldes, ocorram na cidade e região

Santa Cruz do Sul recebeu, na noite de terça-feira, 8, às 19h, o 1° Conexão 4Black. Essa foi a primeira iniciativa de preto para pretos do gênero da região, segundo o idealizador Erik Silveira. Estiveram reunidos, no espaço A Brasileira, no Distrito Industrial, empresários, artistas, profissionais liberais e comunidade em geral para debate e vivências sobre a temática principal do evento, que é a conexão afro regional e suas possibilidades.


Três momentos marcaram a noite. O primeiro foi um bate-papo com o tema Conexão Afro Regional / Dificuldades e Oportunidades, tendo como convidados William Rodrigues, criador do projeto Sede de Samba que acontece no Velasco; Marta Nunes, membro do Comitê Gestor da Política Estadual de Cultura Viva do RS e vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura de Santa Cruz do Sul; Claudinha Silva, criadora do projeto Movine e RedeAfro; e Deni Ladi, ativista e educador em Redução de Danos.


Na sequência, os convidados puderam participar do bloco Vivências com a participação de Edinho Nascimento, cantor e produtor; Flavia Nascimento, proprietária da Loja Criolando; Nicolly Lisboa, vice-Miss Trans de Santa Cruz do Sul e o professor Cléber Pereira, vereador do Município. A programação ainda teve outras atrações, entre elas a cantora Jo Bittencourt, Grupo Fica à Vontade, Pagode do Sebá, cantor Gilmar Oliveira e cantor Joninhas Oliveira.


A 4Black foi criada por Erik Silveira, que é professor e empreendedor. Após foi formada uma equipe de apoio com as colaboradas Bruna Gabriele, Luana Caroline e Stéfani Alves. “Saímos desse evento com uma avaliação totalmente positiva, conseguimos nosso objetivo principal, que era reunir empresários, artistas, profissionais liberais e comunidade. Todos no mesmo espaço, compartilhando a mensagem em comum, que é de mudanças, união e se fortalecer. Tivemos mais de 100 pessoas presentes, casa cheia, o que demonstra que realmente a comunidade gostou e entendeu o que queremos fazer. Essa noite foi um divisor de águas, que vai permitir que mais iniciativas como essas ocorram na cidade e região”, pontuou Erik Silveira.


A 4Black tem como público alvo a comunidade preta em geral, sendo movida por três pilares principais: o de potencializar negócios e pessoas, conectar negócios e pessoas e fortalecer o conceito Black Money na região dos Vales. “Temos como objetivos para 2022 criar uma marketplace afro, sendo um empreendimento de preto para comunidade em geral. Na marketplace, todo o produto e serviço oferecido será de um empreendedor afro. Queremos criar um clube de membros, para facilitar a execução de treinamentos, palestras, workshops. E vamos iniciar um canal de papo com empresários e profissionais liberais da região, para que possam ter um espaço de divulgação e bate-papo sobre o cotidiano”, destacou Silveira.