Início Educação Congresso Marista tem edição internacional

Congresso Marista tem edição internacional

A União Marista do Brasil (UMBRASIL) realiza evento voltado a educadores, gestores de educação, estudantes universitários, entidades representativas e parceiros de outros sistemas e redes de ensino públicas e particulares. O objetivo é discutir a educação na contemporaneidade.
Com o tema “Espaçotempos e horizontes na educação de infâncias e juventudes”, o 4o Congresso Marista de Educação – Edição Internacional tem como principal objetivo possibilitar aos educadores e gestores educacionais o diálogo, bem como a apropriação de conceitos sobre a educação das infâncias e das juventudes na contemporaneidade, a fim de propor políticas e práticas que promovam o direito à educação de qualidade.
O Congresso, que acontece de 17 a 20 de julho, no Anhembi Parque, em São Paulo, conta com a presença de mais de 50 renomados palestrantes nacionais e internacionais, que se apresentarão durante a programação científica, que inclui cinco grandes conferências, oito seminários e quatro fóruns temáticos de discussão e experiências, bem como momentos de espiritualidade e ampla programação cultural e artística.
Dentre os principais nomes que participam do congresso, estão, do Brasil, Ana Maria Machado, Ariano Suassuna, Cipriano Luckesi, Elizabeth Serra, Elvira Lima, Francisca Pini, Fernando Haddad, Frei Betto, Ir. Afonso Tadeu Murad, Ivan Izquierdo, Jose Manuel Moran, Julio Groppa Aquino, Lama Padma Samten, Leila Aparecida Viola Mallio, Leonardo Boff, Luiz Carlos de Menezes, Maria Elisa Pena Firme Pedrosa, Marina Silva, Marisa Lajolo, Marlucy Alves, Miguel Arroyo, Miguel Nicolelis, Patrícia Quaresma, Paulo Emílio Lima Carreiro, Pe.Vilson Groh, Sandra Regina Garcia, Tião Rocha, Vera Melis e Vitória Lima; além das presenças internacionais de Jacqueline Gysling, do Chile; José Carlos Morgado, de Portugal; Marcelo Gleiser, dos Estados Unidos; Maria Figueiredo-Cowen, da Inglaterra; Norberto Liwski, da Argentina e Rafael Yus, da Espanha.
Com patrocínio da Editora FTD, International Paper, Santander eÂncora Brasil Insurance, e, ainda, Amil, Editora Segmento e Engenharia Aguiar, e apoio da CNBB, ANEC, CRB Nacional, Governo do Estado de São Paulo, SEMESP, Anhembi Parque, Consed e SIEEESP, o evento deve reunir cerca de 3 mil pessoas em torno do debate sobre a educação contemporânea.
Mais informações no site: www.congressomarista.com.br .O 4º Congresso Marista de Educação – Edição Internacional também está no facebook (fb.com/congressomarista) e no twitter (@CM_Educacao).

BRASIL MARISTA
São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto dos Irmãos Maristas, escolheu a Educação para colocar em prática a sua missão de vida e os maristas, irmãos, leigos e colaboradores, seguem o seu exemplo. Fazem isso há mais de 200 anos, em todos os continentes do planeta, sob a égide e a inspiração de Maria, Mãe de Jesus Cristo. São cerca de 50 mil pessoas em 79 países de todo o mundo, atendendo a mais de 500 mil crianças e jovens.
No Brasil, estão presentes em 24 estados e no Distrito Federal, organizados em unidades administrativas denominadas Províncias (Rio Grande do Sul, Brasil Centro-Norte e Brasil Centro-Sul, agora comunicada como Grupo Marista) e no Distrito Marista da Amazônia. São 103 cidades brasileiras, mais de 30 mil irmãos e leigos, cerca de 350 mil pessoas beneficiadas.

ÁREAS DE ATUAÇÃO
O Brasil Marista conta com milhares de pessoas que diariamente vivenciam e disseminam importantes valores humanos e cristãos. Faz parte do jeito marista a busca constante por excelência. Com a missão de evangelizar, ou seja, vivenciar e disseminar tais valores, os maristas mantêm iniciativas em quatro áreas: educação, solidariedade, saúde e comunicação. São frentes de atuação que se constituem em campos de aplicação e multiplicação da Missão Marista. Seja nos colégios, nos campi universitários, nas escolas gratuitas, nos centros sociais, nos hospitais, nas editoras ou nas emissoras de rádio e TV, tudo o que é realizado busca a excelência, a valorização de colaboradores, leigos e irmãos, e uma efetiva contribuição social e cultural às comunidades em que se fazem presentes. A missão é proporcionar essa combinação única para a construção de um mundo melhor. Confira onde os maristas estão presentes:

86 colégios
51 unidades sociais
3 veículos de comunicação
3 editoras
4 instituições de ensino superior
7 hospitais

UMBRASIL
A União Marista do Brasil, criada em 2005 e sediada em Brasília(DF), é a associação das Províncias e de suas mantenedoras, que representam o universo do Brasil Marista. É uma organização jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, que, baseada nos princípios e valores cristãos, mobiliza, articula e potencializa ações integradas. Organizada em comissões, subcomissões, comitês e grupos de trabalho, a UMBRASIL reúne representantes de todas as Províncias e Distrito, lideranças nas áreas de atuação do Brasil Marista. Com visão estratégica e de forma colegiada, empreende ações e projetos comuns, que geram conectividade e possibilitam resultados compartilhados.

Considerando as áreas de atuação do Brasil Marista e a ação de seus protagonistas, a UMBRASIL:
– articula o Brasil Marista para atuação nos espaços de incidência política
– identifica oportunidades e fomenta ações e projetos nacionais e inter-regionais
– interage, articula e estabelece parcerias com instituições nacionais e internacionais
– forma lideranças, gestores, colaboradores e irmãos maristas
– fomenta o desenvolvimento de metodologias
– produz conhecimento e publica em diferentes mídias
– organiza e participa de eventos em torno de temas de relevância nacional
– contribui na proposição de políticas de direitos humanos, em especial da criança e do adolescente
– dispõe de espaços culturais para o fomento de ações
– veicula informações por meios próprios de comunicação, eletrônicos e impressos