Início Opinião Conselhos Regionais de Desenvolvimento

Conselhos Regionais de Desenvolvimento

A trajetória dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento iniciou no Estado do Rio Grande do Sul em 1991, por iniciativa do Governo de Alceu Collares, sendo até hoje conhecida como uma estratégia pioneira de organização social no país. Os Coredes são definidos como espaço plural e aberto de construção de parcerias sociais e econômicas nas diferentes regiões do Estado, através da articulação política dos interesses locais e setoriais na busca de alternativas de desenvolvimento das regiões.
Embora as dificuldades que surgiram na sua implantação, a nova experiência se concretizou carregada de oportunidades democráticas, que foi, e continuará sendo, seu caráter pedagógico: construir a democracia, qualificar a participação popular e firmar a cidadania. Essa trajetória é marcada de avanços e retrocessos. A cada transição de Governo crescem as preocupações em estabelecer uma relação que possibilite avanços nas grandes questões regionais, na diminuição das desigualdades inter e intrarregionais e na construção de um modelo de gestão territorial que considere as peculiaridades e o potencial de cada região.
O Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo foi instalado em 19 de dezembro de 1991 na cidade de Rio Pardo tendo como seu presidente o então prefeito Paulo Cesar Begnis, seguido de Denes Colossi também prefeito daquele município, Almedo Dettenborn prefeito de Venâncio Aires, Luiz Augusto Costa a Campis por três períodos, na época Reitor da Unisc e, atualmente Vice-Prefeito de Santa Cruz do Sul, Rogério Leandro Lima da Silveira professor da Unisc e atualmente Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, e Mariza da Motta Christoff no seu quarto período, funcionária da Unisc. 

*Presidente do Corede/VRP