Início Sem categoria Consulado celebra Dia da Unidade Alemã

Consulado celebra Dia da Unidade Alemã

Alyne Motta – [email protected]

A segunda-feira, 03 de outubro, foi marcada por comemorações, pois se trata dos 21 anos de reunificação alemã, dividida no durante o pós-guerra. Para celebrar a data, o Consulado Geral da Alemanha em Porto Alegre, realizou uma solenidade no salão nobre do Centro Cultural 25 de Julho, na capital gaúcha.
Na recepção festiva estiveram presentes representantes da política, economia e cultura do RS e SC – áreas de atuação do Consulado. A ocasião foi um momento para recordar o fim de uma situação histórica única: Alemanha  dividida desde o final da segunda Guerra e o fim do muro de Berlin.
O evento celebrou os acontecimentos de 1989 e 1990, que levaram ao fim da separação e possibilitaram ao País a união e a liberdade. Estavam reunidas pessoas e de entidades voltadas para as relações entre o Brasil e a Alemanha. Quem esteve por lá foi professora Lissi Bender Azambuja.
“Foi um momento rico para contatos, troca de ideias e informações. Para a nossa região, que é de origem alemã, eventos como este, promovem a  manutenção de ligação com o país de origem e o acompanhamento de mudanças que se processam no país de origem de muitas pessoas”, declarou a professora.
Conforme o cônsul, no ano de sua plena maioridade como nação reunificada, a Alemanha desponta como responsável maior no desafio da superação da crise econômica na Zona do Euro. É o atual país tricampeão em “influência positiva no mundo” segundo pesquisa da BBC de Londres.
Para Lissi, se mantendo  contatos,  acompanhando a realidade do outro lado do oceano,  novas relações e pontes podem ser construídos entre os dois lados. “Aqui temos  raízes culturais alemãs  e o idioma alemão. Se soubermos valorizar e cultivar a língua pode, através dela, construir novas pontes”, afirmou.
Ela explica que é possível promover intercâmbios, atrair interessantes empreendimentos para o desenvolvimento tanto nosso quanto da Alemanha e que os jovens poderão cada vez mais aproveitar as muitas oportunidades que estão surgindo, seja  para estágios, seja para estudos avançados ou pesquisa na Alemanha.
“O governo brasileiro já acordou para a importância das inserções de nossos jovens no exterior. Através do projeto “Ciências sem fronteiras”, oferecerá, até 2014, 75 mil bolsas de estudo, 10 mil delas para brasileiros estudarem na Alemanha;  nada menos que 1.200 empresas alemãs estão atuando no Brasil”, comentou Lissi.
A professora ainda faz indagações. “Quantas dessas empresas estão em nossa região, quantos de nossos jovens estão na Alemanha construindo conhecimento? Precisamos acordar para os potenciais de nossa região para trazer empreendimentos interessantes para se estabelecerem aqui”, declara.
A Câmara de Industrial e Comercial Brasil Alemanha, com sede em Porto Alegre existe para intermediar atividades empresariais, uma vez que aquele país é líder mundial em desenvolvimento tecnológico e científico. Para Lissi, a pergunta que não calar é até quando vai se ficar de costas para o nosso patrimônio imaterial?
E ela ainda consegue ir mais longe. “Até quando vamos continuar sonegando este conhecimento aos nossos filhos? Um conhecimento que lhes possibilitaria uma construção diferenciada de vida, um conhecimento que permite um desenvolvimento diferenciado para toda a região”, finaliza a professora.

 

Divulgação

A professora Lissi (D) entrega o convite para a Oktoberfest em
nome dos organizadores para o cônsul geral Hans-Josef Over