Início Economia Consulta Popular: Município superou os 10 mil votos

Consulta Popular: Município superou os 10 mil votos

Everson Boeck
[email protected]

Ontem à tarde, 6 de junho, a secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia, responsável pela contagem dos votos nas urnas em Santa Cruz do Sul, finalizou a apuração do Processo de Participação Popular e Cidadã 2014. Superando em mais de 56% o ano passado, que obteve 7.273 fotos, este ano 11.427 pessoas compareceram às urnas. Pela internet, região do Corede Vale do Rio Pardo registrou 9.713 na escolha de Prioridades para o Orçamento do Estado para 2015. O resultado final da votação presencial e pela internet deve ser divulgado na próxima semana pelo Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) e pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude).
Os números, conforme o agente de desenvolvimento da secretaria, Paulo Manz, que foi coordenador de distribuição e apuração das urnas, o resultado é fruto da mobilização da comunidade. “Este ano tivemos a dedicação de diversos órgãos e empresas envolvidas, além de escolas e urnas itinerantes. Foi um trabalho que nos garantiu os 10% de participação dos nossos 93 mil eleitores em Santa Cruz”, destaca.
Para Manz, mesmo com o bom resultado, e ainda sem confirmação dos números da votação na internet por município, ainda será preciso um trabalho de conscientização com a comunidade. “Esse resultado positivo se deu porque as pessoas foram chamadas e convocadas a participar. Se fôssemos esperar que a comunidade viesse até a urna, a votação teria sido abaixo do esperado. As pessoas precisam entender que esse processo independe de cor partidária. É uma conquista da população e nós, cidadãos, somos os maiores beneficiados”, ressalta. O presidente do Comude de Santa Cruz, Fábio Borba, ressalta o apoio da imprensa local no processo e a dedicação das escolas na divulgação.

Decom/PMSCS/Divulgação/RJ

Votação aconteceu no Parque da Oktoberfest e encerrou ontem à tarde

Esta é a maior votação de forma digital desde o início do processo de consultas à população, iniciado em 2005. Neste ano, a Votação de Prioridades disponibilizou R$ 200 milhões para a consulta popular, cifra 21% maior no comparativo com o período anterior, quando o montante somava R$ 165 milhões. Os números da votação presencial, que ocorreu no dia 4 em todo o Estado, ainda serão computados e divulgados pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).
A Votação de Prioridades faz parte do Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã, e é a quarta etapa de debates sobre o Orçamento Estadual que é elaborado pela Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã e deve ser encaminhado pelo Governador do Estado à Assembléia Legislativa até o dia 15 de setembro de cada ano, na forma de Proposta de Lei Orçamentária Anual (Ploa). Consta da proposta o texto de mensagem do chefe do Poder Executivo, no qual são analisados os cenários macro e microeconômico, as finanças estaduais, a regionalização das receitas e das despesas, os indicadores socioeconômicos, entre outros itens relevantes.
Entre os diferenciais da campanha deste ano, consta a utilização maciça das redes sociais para viralizar conteúdos e atrair novos votantes, sob coordenação do Gabinete Digital, encarregado de ampliar o alcance no ambiente online. Com o apoio da Procergs e da Seplag, responsável pela consulta, o sistema de votação também foi reformulado a partir do zero, propiciando uma interface mais amigável e a possibilidade de cruzar dados por meio do Login Cidadão. A estratégia possibilitou, por exemplo, que os participantes recebessem cupons extras para o Sorteio do Milhão da Nota Fiscal Gaúcha, agendado para março de 2015.