Início Esportes Copa do Brasil: chance de título

Copa do Brasil: chance de título

Alexandre Lops/Inter

Inter está em quinto lugar no Brasileiro, longe do título
 
Nelson Treglia
 
Tudo indica que a única possibilidade de título nacional em 2013 para Grêmio e Inter, é a Copa do Brasil. No Campeonato Brasileiro, embora mantenham sua busca rumo a uma vaga na Copa Libertadores via G4, os times gaúchos estão muito distantes de terminar em primeiro lugar. Na Copa do Brasil, o campeão ganha vaga na Libertadores, mas, acima de tudo, comemora um título nacional. A última vez que uma equipe gaúcha chegou à conquista do país foi em 2001, quando o Grêmio venceu a final em São Paulo contra o Corinthians. Já o Inter não é campeão em termos de Brasil desde 1992. Curiosamente, essas duas conquistas não vieram no Campeonato Brasileiro, e sim na Copa do Brasil.
E é nessa competição que a dupla Gre-Nal volta suas atenções durante a semana. As partidas abrem as quartas-de-final. Nesta quarta-feira, às 21h50, o Grêmio enfrenta novamente o adversário da final de 2001, o Corinthians, em São Paulo. Já na quinta, às 21h, o Inter recebe o Atlético/PR em Novo Hamburgo. O consagrado técnico do Corinthians, Tite, era o comandante do Tricolor gaúcho na final de 12 anos atrás. Ali, ele ganhava projeção nacional. No final do ano passado, levou o time paulista ao título do Mundial de Clubes.
No Campeonato Brasileiro, as chances de título de Grêmio e Inter já são reduzidas. O líder Cruzeiro atingiu a marca de 50 pontos. O Tricolor caiu de terceiro para quarto lugar, com 39 pontos. Foi ultrapassado pelo adversário do Inter na Copa do Brasil, o Atlético/PR. E o Colorado segue em quinto lugar com 34 pontos. As chances de ficar entre os quatro primeiros ainda são grandes para a dupla Gre-Nal, com o objetivo de chegar à Libertadores. Mas, através da Copa do Brasil, a competição sul-americana está a seis jogos de distância, enquanto o Campeonato Brasileiro ainda tem 15 rodadas pela frente. Portanto, as partidas de ida contra Corinthians e Atlético/PR ganham muita importância. E, se os gaúchos eliminarem paulistas e paranaenses, haverá dois Gre-Nais na semifinal da Copa do Brasil. Algo que, sem dúvida, pode renovar os ânimos de gremistas e colorados.
 
Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Grêmio segue no G4, mas caiu uma posição e se distancia do 1º lugar