Início Cultura Cultura | Acadêmicos do União é a campeã do Carnaval 2024

Cultura | Acadêmicos do União é a campeã do Carnaval 2024

Integrantes da campeã comemoraram muito após a apuração no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest na tarde de domingo

A escola de samba Acadêmicos do União foi a vencedora do Carnaval 2024 de Santa Cruz do Sul. A apuração do resultado reuniu integrantes e simpatizantes das cinco agremiações carnavalescas do município no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest na tarde de domingo, 18.

Durante o evento, foram apresentadas ao público as notas emitidas pelos jurados durante o desfile das escolas, ocorrido na noite de sábado, 17, na Rua Marechal Floriano. As entidades foram avaliadas nos quesitos comissão de frente, tema enredo, samba enredo, mestre-sala e porta-bandeira, bateria, carro alegórico, fantasia e adereços e harmonia musical.
No somatório das avaliações, a Acadêmicos do União atingiu o total de 79,7 pontos, sagrando-se campeã do Carnaval de 2024. Em segundo lugar ficou a Imperadores do Ritmo, com 79,5; seguida de Império da Zona Norte em terceiro, 79,2; Unidos de Santa Cruz em quarto, 78,9; e Imperatriz do Sol, na quinta colocação, somando 78,5.

Duas escolas foram penalizadas por infrações ao regulamento do certame. Unidos de Santa Cruz perdeu 0,3 ponto porque quatro integrantes da escola retornaram pela passarela após o fim do desfile. Já a Imperatriz do Sol perdeu 0,2 ponto por exceder o tempo máximo para cruzar a passarela.

Com cerca de 200 integrantes, a União desfilou criativa, colorida e muito empolgada na passarela da Rua Marechal Floriano
Fotos: Agência Invista na Sua Imagem

Presidente da escola vencedora, Marta Nunes parabenizou todas as coirmãs pela participação no desfile de retomada do carnaval competitivo no município, após oito anos sem disputas entre as entidades. Ela destacou que o evento foi pensado em conjunto com a Associação das Entidades Carnavalescas de Santa Cruz do Sul.

Com cerca de 200 integrantes, a União levou para a passarela da Marechal Floriano o enredo “Do pecado original à redenção no carnaval”. Conforme Marta, a conquista do título é a recompensa pelo trabalho de gerações de famílias e amigos que têm se sucedido dentro da entidade. Ela já projeta o retorno ao trabalho em seguida, para o planejamento do carnaval do ano que vem.