Início Especiais Cursos Superiores Unisc

Cursos Superiores Unisc

GASTRONOMIA: Graduação Tecnológica – O curso forma profissionais que dominam as técnicas gastronômicas e conhecem as diferentes culturas alimentares. Promovendo a criatividade e o empreendedorismo, o estudo é focado na gestão de serviços e na transformação de alimentos e bebidas em verdadeiras obras de arte. Os gastrônomos criam cardápios, desenvolvem controles, administram custos e gerenciam equipes de trabalho em diversos segmentos da área.
ATUAÇÃO: Restaurantes e companhias aéreas; bares e redes de fast-food; consultorias; cruzeiros marítimos; padarias e confeitarias; hospitais, hotéis e resorts; banquetes e eventos.

GEOGRAFIA: Bacharelado – Credenciado pelo Conselho Regional de Engenharias e Arquitetura (Crea), o profissional formado pode realizar avaliações, pareceres, perícias e laudos técnicos relativos ao monitoramento e gerenciamento de recursos naturais e meio ambiente. Além disso, analisa e realiza planos diretores ambientais, urbanos, rurais e regionais, com domínio de técnicas de geoprocessamento e de cartografia digital.
ATUAÇÃO: Instituições de pesquisa, órgãos públicos, empresas privadas e como profissional liberal; avaliações, pareceres, perícias e laudos técnicos relativos ao monitoramento e gerenciamento de recursos naturais e meio ambiente; elabora estudos populacionais, geoeconômicos e geopolíticos; análise e realização de planos diretores ambientais, urbanos, rurais e regionais e geoprocessamento e Cartografia Digital.

GEOGRAFIA: Licenciatura – Espírito crítico, análise do espaço com ênfase no território e na sociedade. O profissional formado pelo curso é hábil em explicar a realidade local e global, junto de suas interações com as novas tecnologias, atuando em atividades de ensino, pesquisa e consultoria. O estudante adquire domínio de técnicas cartográficas e elaboração de projetos de pesquisa, com visão crítica de mundo, considerando o espaço como produto das relações sociais.
ATUAÇÃO: Instituições e órgãos de pesquisa; organizações públicas e privadas; assessorias e consultorias; docência nos ensinos fundamental e médio e instituições acadêmicas.

HISTÓRIA: Licenciatura – O estudante tem sua formação intelectual baseada em sólidos conhecimentos teóricos-metodológicos, aprendendo a interpretar a sociedade através de diversos contextos históricos, reconstruindo a memória social com olhar crítico sobre a atualidade. O profissional é habilitado para a pesquisa e o ensino da História nos ensinos fundamental e médio.
ATUAÇÃO: Museus, centros de documentação e memoriais; docência nos ensinos fundamental e médio; órgaos de preservação do patrimônio histórico, cultural e arqueológico e instituições acadêmicas e de pesquisa.

LETRAS ESPANHOL: Licenciatura – Adquirindo pleno domínio da língua espanhola, o estudante aprende a desenvolver atuação objetiva, coerente e ética, consolidada pelo vínculo entre as variadas culturas da América Latina e o acesso ao seu rico universo cultural. Educação, turismo, comércio e setores ligados à informação são áreas crescentes de atuação.
ATUAÇÃO: Docência em Língua Espanhola, nos ensinos fundamental e médio; docente em cursos de línguas; assessor lingüístico e cultural; crítico literário; revisor de textos em gráficas, revistas, jornais, editoras e empresas públicas e privadas; tradutor e intérprete; gestor ou técnico em órgãos governamentais de educação.

LETRAS INGLÊS: Licenciatura – Adquirindo pleno domínio da língua inglesa, o estudante aprende a desenvolver atuação objetiva, coerente e ética, consolidada pelo vínculo entre as variadas culturas da língua inglesa e o acesso ao seu rico universo cultural. Educação, turismo, comércio e setores ligados à informação são áreas crescentes de atuação.
ATUAÇÃO: Docência em Língua Inglesa nos ensinos fundamental e médio; docência em cursos de línguas; assessor lingüístico e cultural; crítico literário; revisor de textos em gráficas, revistas, jornais, editoras e empresas públicas e privadas; tradutor e intérprete e gestor ou técnico em órgãos governamentais de educação.

LETRAS PORTUGUÊS: Licenciatura – Adquirindo pleno domínio da língua portuguesa, o estudante aprende a desenvolver atuação objetiva, coerente e ética, consolidada pelo vínculo entre as variadas culturas de descendência portuguesa e o acesso ao seu rico universo cultural. O curso forma professores capazes de refletir sobre as complexidade pedagógicas, propondo e realizando ações de transformação na sociedade.
ATUAÇÃO: Docência em Língua Portuguesa e Literatura, nos ensinos fundamental e médio; assessor lingùístico e cultural; crítico literário; revisor de textos em gráficas, revistas, jornais, editoras e empresas públicas e privadas; gestor ou técnico em órgãos governamentais de educação.

LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO: Licenciatura – A informática é um dos campós que mais vagas de emprego oferece e que melhor remunera. Por isso, o curso atende às necessidades profissionais do estudante para o mercado de trabalho, habilitando-o à docência e ao trabalho em empresas. O preparo vai além da sala de aula e influencia positivamente na vida cotidiana.
ATUAÇÃO: Desenvolvimento de atividades de docência e pesquisa em tecnologia e informática; desenvolvimento, aplicação e avaliação de softwares educacionais; planejamento e execução de currículos e programas de capacitação profissional; elaboração e participação em projetos na área de educação a distância; desenvolvimento de materiais educacionais; organização e administração de laboratórios de informática; atuação em empresas que necessitem de recursos computacionais.

MATEMÁTICA: Licenciatura – O curso visa proporcionar ao egresso sólidos conhecimentos matemáticos, focados na inovação e na atualização constante. Ao longo dos semestres, o estudante adquire competências para compreender e utilizar novas tecnologias, além da habilidade de identificar, formular, analisar e resolver problemas com rigor lógico e científico, estabelecendo relações entre matemática e outras áreas do conhecimento.
ATUAÇÃO: Docência nos ensinos fundamental e médio; setores educacionais e pesquisa em educação matemática.

MEDICINA: Curso com visão ampla do processo saúde-doença. Forma médicos generalistas, humanistas, críticos e reflexivos, aptos a promover ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde individual e coletiva. O estudante aprende a compreender, desde o início do curso, a doença no contexto social, familiar e pessoal, associada à vivência com a tecnologia médica de ponta.
ATUAÇÃO: Programas de saúde da família; hospitais, clínicas e ambulatórios; profissional autônomo, em consultório médico próprio; órgãos governamentais; auditorias e perícias; universidades e escolas; ambientes de pesquisa em entidades públicas e privadas.

NUTRIÇÃO: Bacharelado – O profissional da área planeja, produz e organiza conhecimentos em alimentação e nutrição. É um agente de promoção da qualidade de vida na relação homem-alimento, também auxiliando na prevenção de doenças como obesidade, hipertensão e diabetes. Em empresas, o profissional gerencia a produção de alimentos, como responsável pela qualidade nutricional e higiênico-sanitária da alimentação do consumidor.
ATUAÇÃO: Hospitais, clínicas, institutições psiquiátricas, ambulatórios e consultórios; unidades de alimentação e nutrição, refeições transportadas, empresas de cesta básica, creches e escolas; restaurantes, spas, academias, clubes esportivos e indústrias; marketing e eventos gastronômicos; saúde pública e vigilância sanitária; docência.

ODONTOLOGIA: Bacharelado – O cirurgião-dentista é um profissional generalista, ético e responsável. O estudante aprende a diagnosticar, prevenir, tratar e reabilitar a saúde bucal, no plano individual e coletivo, transformando a realidade com benefícios a toda a sociedade.
ATUAÇÃO: Consultórios e clínicas particulares; ambulatórios, postos de saúde, estratégias de saúde da família, escolas, hospitais e outros serviços da área pública.

PEDAGOGIA: Licenciatura – O currículo do curso está voltado à docência, à pesquisa e à reflexão sobre a educação de crianças de zero a dez anos, assim como a capacitação dos profissionais que exercerem outras atividades no campo da gestão educacional.
ATUAÇÃO: Docência na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental; docência em cursos de ensino médio, na modalidade normal; áreas que exigem conhecimentos pedagógicos e organização e gestão de sistemas de ensino.

PSICOLOGIA: Bacharelado – Formação de psicológo – O curso prepara profissionais comprometidos com a comunidade, propondo ações de saúde mental. A formação possibilita ao estudante atuar em diversas temáticas, como: saúde e doença, educação e produção do conhecimento, comunidades e movimentos sociais relações de e no trabalho. São oferecidas duas escolhas de ênfase ao estudante: em Processos Clínicos e Psicologia ou em Políticas Públicas.
ATUAÇÃO: Atendimento clínico; Assessoria psicológica; Grupos comunitários; escolas, creches, clínicas e hospitais; empresas e sindicatos e instituições públicas e privadas.

QUÍMICA: Licenciatura – O curso forma profissionais aptos a atuar como professores de Química, desempenhando funções didático-pedagógicas e administrativas. Utilizando habilidades e conhecimentos adquiridos ao longo do curso, o formando posiciona-se, política e eticamente, como agente de transformação social. O estudo é desenvolvido de acordo com os avanços tecnológicos, proporcionando condições para que o estudante se interesse pela pesquisa de novas ideias e conceitos.
ATUAÇÃO: Instituições de ensino médio e fundamental e pesquisa.

QUÍMICA INDUSTRIAL: Bacharelado – Linha de formação em Química Industrial – O curso forma profissionais habilitados a exercer diversas atividades e funções no ramo industrial, adequando-se ao mercado de trabalho. A profissão é versátil e com boas oportunidades de crescimento profissional, como cargos de direção em empresas. O químico industrial também pode ser um empreendedor, abrindo novos negócios na área.
ATUAÇÃO: Indústrias de diversas áreas; diagnóstico, gerenciamento e tratamento de resíduos; laboratórios de empresas públicas e privadas; análises, padronizações, controle de qualidade e desenvolvimento de processos; autônomo e consultorias ou assessorias.

RELAÇÕES INTERNACIONAIS: Bacharelado – Perfil cosmopolita e conectado aos temas em evidência no mundo. Alimentos e matérias-primas, energia, meio ambiente, conflitos de interesse político e comercial, desenvolvimento econômico e social e questões corporativas são assuntos emergentes na área de Relações Internacionais. Profissional apto a analisar e solucionar conflitos, promover acordos, identificar novos mercados e criar oportunidades de negócios e cooperação nas áreas econômica, política, jurídica e cultural.
ATUAÇÃO: Organizações públicas e privadas; empresas, bancos e ONGs; ministérios, embaixadas, agências diplomáticas, consulados e demais esferas governamentais.

SECRETARIADO EXECUTIVO: Bacharelado – O curso possui foco em automação de escritórios, formando profissionais com sólidos conhecimentos em tecnologia da informação e com competências em gestão de empresas, recursos humanos, língua materna, línguas estrangeiras (inglês e espanhol), gestão secretarial, gestão da qualidade e comunicação empresarial.
ATUAÇÃO: Assessor executivo: sendo o agente executor e multiplicador mais próximo dos centros de deliberações dos processos descisórios nas organizações. Gestor: exercendo funções gerenciais nas organizações. Empreendedor: promovendo e implantando ideias práticas e inovadoras. Consultor: analisando criticamente as organizações, antecipando e prevendo suas transformações.

SERVIÇO SOCIAL: Bacharelado – O assistente social formado pela Unisc compromete-se com políticas públicas e sociais, viabilizando às pessoas conhecimento e acesso a seus direitos sociais. Desenvolve competências e habilidades para planejamento, execução e avaliação das políticas sociais relacionadas a saúde, educação, habitação, meio ambiente, assistência social, justiça e trabalho.
ATUAÇÃO: Prefeituras, empresas, sistemas de justiça (fóruns) e Ministério Público; Centro de Referência de Assistência Social (Cras); hospitais, abrigos, asilos e escolas; ONGs, Centro de Atendimento Psicossocial (Caps), postos de saúde, comunidades e movimentos sociais; Centro especializados da assistência social (Creas).

SISTEMAS PARA INTERNET: Graduação Tecnológica – Forma profissionais para o projeto, o desenvolvimento, a implantação e a avaliação de sistemas para web e aplicações Internet. Utilizando os conhecimentos tecnológicos sobre interfaces, comércio eletrônico, computação móvel e redes de computadores, alia teoria e prática profissionais a aspectos sociais e humanísticos.
ATUAÇÃO: Gerenciamento de projetos de sistemas, inclusive com acesso a banco de dados; desenvolvimento de projetos de aplicação para a rede mundial de computadores; integração de mídias nos sites da Internet; atuação com tecnologia emergentes como computação móvel, redes sem fio e sistemas distribuídos; implantação, atualização, manutenção e segurança dos sistemas para Internet.

TURISMO: Bacharelado – Focado na área de Turismo de Eventos (de negócios, esportivos, técnicos sociais e de lazer), o curso explora as forças econômicas e sociais e as novas tendências da atividade. Trabalhando o turismo nas esferas regional, nacional e internacional, o estudo é ampliado por atividades práticas, viagens e estágios no Brasil e no exterior.
ATUAÇÃO: Eventos, negócios e eventos turísticos; hotéis, restaurantes e atividades extra-hoteleiras; agências de viagem e operadoras turísticas; companhias aéreas, cruzeiros, transportes e terminais turísticos; parques temáticos e áreas de lazer e esporte e assessoria e consultoria turística.