Início Geral Dançarte tem mudanças e neste ano ocorre de forma virtual

Dançarte tem mudanças e neste ano ocorre de forma virtual

Com a pandemia de Covid-19, evento precisou ser repensado. Através da Rádio Mauá, alunos do 3º ano levam a alegria da dança e do teatro

Luciana Mandler
[email protected]

Reprodução

O Dançarte, evento promovido pelo Colégio Mauá, teve suas 22 edições apresentadas primeiro no ginásio do educandário e depois no palco do Teatro Mauá. Neste ano, a pandemia impôs mudanças, mas como a criatividade faz parte da essência do espetáculo, o Dançarte foi reinventado.

No final de 2019 já se tinha a ideia do tema ser a Rádio, porém 2020 foi um ano de aprendizado, mudança e adaptação. “Decidimos optar por representar a ampliação das formas de comunicação, passando da rádio para  a TV, e da TV para o mundo virtual. Sempre sendo permeado por uma grande e rica história dos 150 anos do Colégio Mauá”, explica a professora responsável pelas apresentações, Riane Kraether Tornquist.

 “A Rádio Mauá é uma reinvenção do tradicional Dançarte, que desta vez ocorrerá de forma virtual”, frisa. Ainda segundo Riane, não tinha como ser feito presencial em virtude da pandemia, “e então pensamos, porque não fazer virtualmente? A ideia foi manter nossa arte viva e as vivências artísticas dos nossos alunos”, ressalta. Ao todo, serão três episódios, e eles irão aparecer nas redes sociais, entre elas Facebook, Instagram e Youtube, todas no perfil do colégio.

Na terça-feira, 10, dia que seria o 23º Dançarte já foi apresentado o primeiro episódio e logo será possível assistir os próximos. “Os vídeos apresentam o teatro, história e dança com sua alegria contagiante”, destaca Riane. “As cenas/danças, ao serem captadas, transformam um processo gravado individualmente em projeto inovador. Depois a mágica fica por conta do roteiro, edição e montagem quando todos os alunos aparecem na tela”, completa.

Para inovar, o colégio contou com a ajuda de um ex-aluno, Rian Kraether, que fez dança e teatro no Mauá e hoje é formado em cinema, na Toronto Film School. “Como ele estava na cidade, se ofereceu para ajudar no nosso projeto, o que agregou muito na produção e riqueza do nosso trabalho”, revela. “Eu, a professora Simone Bencke, Eduardo Spall e o Rian, através de reuniões online, começamos a desenvolver a Rádio Mauá 150.0. As imagens foram captadas em casa pelos alunos em seus celulares e fizemos também trabalhos de pesquisas nos arquivos da escola”, explica.

O DANÇARTE

No Dançarte, normalmente participam os alunos do Departamento de Dança. Porém, este ano ficou definido fazer apenas com os alunos do 3º ano da dança e do teatro, visto que estão se despedindo da escola.

O Dançarte é um evento que faz parte da escola e não poderia ser deixado de ser realizado, mesmo com tudo que está acontecendo. “Conseguir trabalhar de forma artística com os alunos na pandemia foi um desafio, mas aprendemos muito. Tivemos que ter uma nova forma de pensar o ano de 2020. E assim, marcando o tradicional Dançarte que é muito especial”, finaliza Riane.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Alunos participantes do 1º episódio: Camyla Luanne Correa Piel, Cassiane Thomas Guedes da Luz, Isabela Friguetto, Luiza Gessinger, Júlia Raminelli Marion, Nycolas Rafael Funk, Riana Kraether Tornquist, Roberta Kraether Rockenbach. Trabalho técnico: Eduardo Spall, Cassio Schvengber, Rodrigo Szulczewski e Rian Kraether Professoras: Simone Bencke e Riane Kraether Tornquist.