Início Geral Defesa Civil de Santa Cruz atualiza dados da estiagem

Defesa Civil de Santa Cruz atualiza dados da estiagem

Foto: Pixabay

A Defesa Civil de Santa Cruz do Sul divulgou nota na manhã desta quinta-feira, 26, acerca da atual situação de estiagem que atinge a região do Vale do Rio Pardo. Em reunião, ocorrida esta semana, entre as secretarias municipais de Segurança, Defesa Civil e Esporte, de Agricultura, de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade e Emater, foram definidas ações preventivas e em resposta às comunidades atingidas.

O documento traz um comparativo entre o período de janeiro a outubro de 2019 e janeiro a outubro de 2020. Nesse último constata-se uma variação de 21,79% a menos de acúmulo pluviométrico. Caso seja considerado o comparativo entre janeiro a dezembro de 2019 e janeiro a 24 de novembro deste ano, a variação é ainda maior, de 27,13% a menos.

Segundo a nota os danos ocorridos até o presente momento na área rural não são suficientes para decretar situação de emergência. Consta ainda a informação de que a área urbana não está sendo afetada.

Como ações preventivas, a Defesa Civil fará monitoramento constante da zona urbana e rural e do Rio Pardinho, contato permanente com a Corsan e emitirá alertas para que a população faça uso consciente da água, evitando o desperdício. Como resposta à comunidade, a prefeitura, por meio de suas secretarias, providenciará limpeza e abertura de açudes nas propriedades rurais, distribuição de água potável com caminhão pipa para moradores do interior, afetados pela estiagem, perfuração de poços e continuidade da expansão da rede hídrica.

Ações Preventivas

  • Monitoramento constante pela Defesa Civil da situação de “estiagem” na área urbana e rural;
  • Monitoramento constante do nível do Rio Pardinho pela Defesa Civil;
  • Contanto constante da Defesa Civil com a CORSAN;
  • Alerta pela Defesa Civil a população (urbana e Rural) quanto a utilização do uso consciente da água, orientando a formas correta da utilização da água e evitando o desperdício;

Orientação a população

  • Não Lavar veículos em casa –  Não regar plantas – Não lavar calçadas (caso faça que utilize o reuso da água – pode ser utilizada a água que sai da maquina de lavar roupas) – Não esquecer chuveiro aberto durante  o banho – Fechar a torneira durante a escovação dos dentes e Fechar bem torneiras de pias e outras existente na residência;
  • Não jogar butucas de cigarros próximas à vegetação – evita incêndio acidental;
  • Evitar queimar qualquer material próximo à vegetação e residências, principalmente as construída em madeira(chalé);

Ações em resposta

  • Abertura de micros açudes (aguadas) nas propriedades rurais (SEAGRI);
  • Limpeza dos açudes existente nas propriedades rurais (SEAGRI);
  • Distribuição de água potável para moradores da área rural(afetada), utilização de caminhão pipa -(SEMASS);
  • Perfuração de poços artesianos na área rural (SEMASS);
  • Continuação da expansão da rede hídrica na área rural (SEMASS);