Início Geral Defesa Civil está em estado de alerta

Defesa Civil está em estado de alerta

Luana Ciecelski

Chuva durante o dia de ontem já deixou o solo encharcado e com grandes poças de água no bairro Várzea

Luana Ciecelski
[email protected]

A chuva que iniciou na noite de terça-feira, 22 de julho, já começa a causar preocupação aos santa-cruzenses, principalmente aqueles que ainda têm frescas na memória as imagens da água entrando nas casas no fim do último mês, quando uma grande quantidade de chuva causou alagamentos. Em função disso, desde a noite de ontem, 23, a Defesa Civil de Santa Cruz do Sul está em estado de alerta.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, José Joaquim Barbosa, apenas na madrugada de quarta-feira choveu cerca de 40 milímetros, o que ainda não era motivo de preocupações. No entanto, com a chuva que continuou forte durante todo o dia de ontem, o nível do Rio Pardinho já estava 3,50 metros acima do nível normal no fim do dia.
A previsão para o dia de hoje é que continue chovendo em alguns momentos com um pouco mais de intensidade, em outros com menos, e equipes da Defesa Civil continuarão monitorando constantemente os rios. “Caso o nível da água passe do limite, nós faremos o alerta à comunidade imediatamente, inclusive com o altofalante”, disse Barbosa.
Outra preocupação de Barbosa são as possibilidades de temporal com vento. Segundo ele, na madrugada de quarta-feira uma casa já havia sido destelhada no bairro Vila Nova. “Já não há previsão de granizo, mas há a possibilidade de vendavais em algumas localidades. Esses dois eventos climáticos sempre nos deixam muito preocupados”, afirmou.
A boa notícia, é que a vazão da água ainda era considerada boa no fim da tarde de ontem, possibilitando o escoamento da água. Mesmo assim, as famílias devem estar atentas, principalmente no dia de hoje. Amanhã, segundo a Defesa Civil, a chuva deve parar e então a temperatura cairá.
 


No centro da cidade, também já é possível ver as marcas da precipitação