Início Geral Desencadeada operação para coibir assaltos e roubos

Desencadeada operação para coibir assaltos e roubos

Foto: Letícia Santos
Efetivo esteve reunido na Praça Getúlio Vargas para dar início à operação

Tendo como foco a visibilidade e presença policial, foi deflagrada na tarde de segunda-feira, 14, a Operação Plano Tático Operacional do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), em toda a área de abrangência da região. O efetivo, com cerca de 100 policiais e emprego de 60 viaturas, esteve reunido na Praça Getúlio Vargas para dar início à ação. Na ocasião, o comandante regional, tenente-coronel Giovani Paim Moresco, concedeu entrevista aos órgãos de imprensa destacando que as atividades de polícia ostensiva na área de responsabilidade territorial estarão mais em evidência. Além de Santa Cruz do Sul, ocorreram ações nos municípios de Novo Cabrais e Pantano Grande. O foco é a redução dos crimes de furtos de veículos e abigeatos.


Foram utilizadas na diligência todos os recursos de logística, além de abrangidos tanto a área central quanto os bairros, com uso de motocicletas, viaturas de rádio patrulhamento e drones. “Foram elencados dois grupos criminais pré-estabelecidos em nível regional pelo CRPO, sendo o furto de veículo e o de abigeato. Um planejamento estratégico da BM e que abrange todos os 496 municípios do Estado e mais a Capital. São atividades operacionais, que visam reduzir os indicadores apontados pela Secretaria de Segurança Pública”, destacou o comandante Moresco.

Legenda: Comandante Moresco: tranquilidade pública e paz social para todos


O efetivo foi empregado para trabalhar durante o dia, à noite e também de madrugada. “Nossa força máxima está sendo empregada, neste exato momento, em todos os demais municípios. Pretendemos, em curto espaço de tempo, trazer e ofertar à região a utilização de aeronaves tripuladas da BM. Na zona rural será muito importante”, detalhou.


A expectativa como comando regional sintonizado com o comando geral da BM, é focar nos três “is”, que são a inteligência, integração e investimento forte. “Em Santa Cruz temos todos esses itens, inclusive com a parceria da comunidade que sempre nos atende”, acrescentou o comandante. “Visamos proporcionar às pessoas o máximo possível de segurança pública, para que consigamos debelar esses indicadores de criminalidade e ofertar à comunidade a presença policial efetiva ou potencializada. Esperamos que as pessoas se sintam cada vez mais seguras, com tranquilidade pública e paz social”.


Durante a operação foram abordadas 228 pessoas, 184 automóveis e 12 motocicletas. Em Santa Cruz do Sul, as prisões de um homem por cultivo de pés de maconha e outro homem por violar a suspensão ou a proibição do direito de dirigir foram registradas, bem como a confecção de três autos de infração de trânsito, além de realizadas visitas a oito estabelecimentos comerciais.